Como o sucesso de Super Mario Bros. O Filme pode beneficiar a Nintendo
A Nintendo sabe o quanto seu IP é valioso, especialmente em um cenário onde há uma corrida em Hollywood para transformar videogames em filmes e séries.
Poucas horas depois de o filme Super Mario Bros. chegar aos cinemas, houve rumores de que este era o início de um potencial “Universo Compartilhado da Nintendo”. Isso também é o que os fãs de “Mario” querem, e se você pensar de um ponto de vista puramente comercial, a Nintendo pode ter uma galinha dos ovos de ouro em suas mãos: é a Propriedade Intelectual (IP) que pode dar à gigante dos jogos baseada em Kyoto uma passagem para Hollywood.
Com o filme Super Mario Bros. arrecadando um recorde de US$ 678 milhões globalmente nos primeiros dias, o filme de animação expôs a marca Nintendo a novos mercados, que podem se tornar os maiores consumidores de seus consoles e jogos no futuro. Explicamos como a adaptação do personagem cult da Nintendo, Mario, para a telona ajudará a impulsionar a “Apple da Asia” além de seu negócio principal.
O sucesso de ‘The Super Mario Bros. Movie’ dá um impulso às IPs da Nintendo
Desde seu lançamento na América do Norte e em 70 mercados internacionais, incluindo o Brasil, no fim de semana do feriado da Páscoa, o filme Super Mario Bros. se tornou um sucesso estrondoso, ultrapassando US$ 678 milhões em vendas mundiais de ingressos até domingo (16 de abril).
Não é apenas o filme de maior bilheteria de 2023, superando “Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania”, mas também o maior lançamento de um filme de animação de todos os tempos, superando Frozen II da Disney. Com um orçamento de produção de US$ 100 milhões e um elenco de dublagem que inclui figurões de Hollywood como Chris Pratt, Charlie Day, Anya Taylor-Joy e Jack Black, o desempenho de bilheteria do filme produzido pela Universal, Illumination e Nintendo surpreendeu os especialistas.
“A Nintendo está fazendo isso para aumentar o número de maneiras pelas quais os fãs existentes podem interagir com a franquia, mas também para ajudar uma nova geração a descobrir facilmente a Nintendo por meio de iniciativas, como parques temáticos e filmes. Essa é uma das razões pelas quais o próprio filme do Mario está disponível em tantos países onde a Nintendo não tem presença real”, explica Daniel Ahmad, diretor de pesquisa e insights da Niko Partners.
Trajetória de sucesso da Nintendo
A empresa de videogames começou sua história como uma empresa de cartas de baralho pintadas à mão há 130 anos, fazendo a transição para uma empresa de jogos no final dos anos 70. Nos anos 80, a Nintendo começou a subir na escada do sucesso com a ajuda do produtor e programador Shigeru Miyamoto.
Ele trabalhou em Donkey Kong, um jogo que deu origem ao gênero de plataforma “pula e corre”. Anos depois, Donkey Kong continua sendo um dos ícones mais reconhecidos dos jogos. Mais importante ainda, Donkey Kong foi o começo da Nintendo desenvolvendo seu próprio IP e personagens.
Ao longo dos anos, a Nintendo criou muitos personagens icônicos de jogos, ostentando um catálogo de franquias extremamente populares, como Super Mario, Legend of Zelda, Pokemon, Metroid e Animal Crossing, que abrange muitas gerações. A empresa agora está sentada em um tesouro de IPs lucrativos.
Para muitos, é o ativo mais importante que a Nintendo possui e inestimável de várias maneiras. Por exemplo, Pokémon é considerada a franquia de mídia de maior bilheteria do mundo, à frente de Star Wars da Disney, Mickey Mouse e até mesmo do Universo Marvel com US$ 110 bilhões. No entanto, apesar de seus personagens terem um alto valor, a Nintendo quase não tentou se aventurar fora do ramo de videogames.
Ahmad acredita que a abertura de Super Mario Bros. O Filme pode ajudar a Nintendo a aumentar o alcance de seu IP em escala global, o que eventualmente ajuda a empresa a converter novos usuários para experimentar seus personagens em consoles e jogos tradicionais.
Desde o início, a Nintendo construiu sua reputação em torno de experiências familiares. A geração que jogava no Nintendo Entertainment System (NES) e no Game Boy nos anos 90 agora são pais, e esse ciclo continua com cada nova geração do console. O investimento emocional na Nintendo e suas franquias se traduziu na venda de ingressos do Super Mario.
A Nintendo pode ser uma empresa de videogames, mas Ahmad diz que a fabricante do Mario é mais parecida com a Disney do que com a Sony e a Microsoft. A Disney é vista como um rolo compressor no ramo do cinema, mas o que a destaca da concorrência é seu incrível buquê de propriedade intelectual. A Nintendo vem em segundo lugar neste espaço.
Marcas valiosas
A Nintendo sabe o quanto seu IP é valioso, especialmente em um cenário onde há uma corrida em Hollywood para transformar videogames em filmes e séries. Baseado no videogame de sucesso da desenvolvedora Naughty Dog, distribuído pela Sony, o drama de nove episódios da HBO, The Last of Us, foi um sucesso instantâneo quando estreou em janeiro, recebendo ótimas críticas e a segunda maior classificação para a estreia de uma série desde 2010, com 4,7 milhões de espectadores na HBO e HBO Max.
O estupendo sucesso de The Super Mario Bros. Movie deu à Nintendo mais confiança para perseguir suas ambições de Hollywood, tanto que a empresa criou a Nintendo Pictures, uma nova subsidiária integral que “se concentrará no desenvolvimento de conteúdo visual utilizando as IPs da Nintendo”. Embora a Nintendo não tenha revelado o que está por vir após o filme Super Mario Bros., é provável que a empresa transforme mais de seus IPs em filmes e shows no futuro.
Indo além dos filmes
Mas os filmes são apenas uma parte da expansão da Nintendo em diferentes negócios de entretenimento. Nos últimos anos, a empresa japonesa de videogames se ramificou em parques temáticos, outra semelhança com a Disney. No início deste ano, abriu um parque temático intitulado ‘Super Nintendo World’ foi lançado em Los Angeles, em colaboração com a Universal Studios. Mais dois parques temáticos – um em Orlando, Flórida e outro em Cingapura, estão em andamento.
“A Nintendo está se tornando uma empresa forte de jogos e entretenimento, misturando o que a Disney oferece e o que a Sony e a Microsoft oferecem”, explica Ahmad.
A Nintendo pode ser um nome familiar com seus personagens familiares e consoles de jogos de sucesso em mercados desenvolvidos, como os Estados Unidos e a Europa, mas a empresa evitou investir em um grande mercado como o Brasil.
Embora a grande maioria dos jogadores brasileiros seja de dispositivos móveis ou de PC, os consoles representam apenas uma pequena porcentagem do mercado de jogos do Brasil. Dito isto, a forma como a Sony comercializa seu PlayStation 5 no Brasil, a Nintendo está em desvantagem, apesar de possuir jogos famosos e um console de sucesso como o Switch, que está disponível não oficialmente por meio de plataformas de comércio eletrônico e mercado cinza.
“Há espaço para a Nintendo se expandir para alguns desses mercados e, com sorte, com o filme, os parques temáticos, as mercadorias e o próximo console da próxima geração, haverá muito mais demanda por seus produtos globalmente”, Ahmad responde quando perguntado se a Nintendo poderia mudar sua estratégia para se concentrar mais em mercados como o Brasil no futuro.