Jogue como nos velhos tempos: Apple libera emuladores de games retrô na App Store
Novas diretrizes apontam que aplicativos que emulam consoles de jogos retrô passam a ser bem-vindos no sistema.
Os gamers de plantão que usam aparelhos Apple receberam uma novidade que possibilita o acesso a novos conteúdos na App Store, loja de aplicativos da marca. Com a atualização das diretrizes da Big Tech, aplicativos que emulam consoles de jogos retrô passaram a ser bem-vindos e podem, inclusive, oferecer games para download.
Antes, para ter acesso a esse tipo de emulador, o usuário precisava apelar para métodos não autorizados, como, por exemplo, jailbreak ou sideloading, para instalar emuladores em seus iPhones.
Contudo, não se pode ignorar que os emuladores permitidos pela Apple vêm de desenvolvedores responsáveis pelo conteúdo de seus aplicativos. Assim, é possível assegurar a conformidade com as leis e os direitos dos jogos.
Lei dos mercados digitais e emuladores retrô
Na prática, essa mudança das diretrizes da Apple está em consonância com a Lei dos Mercados Digitais da União Europeia. Apesar da limitação territorial, a Apple optou por adotar a mesma diretriz para desenvolvedores de todo o mundo.
Agora, com a autorização de emuladores na App Store, os usuários podem deixar de adotar caminhos não autorizados oficialmente para terem o direito de baixar jogos retrô em seus aparelhos. Outro ponto é que, a partir da atualização, abre-se espaço para que emuladores já disponíveis para Android comecem, aos poucos, a chegar ao sistema operacional iOS.
Apesar da liberação, a Apple reforça junto aos desenvolvedores que eles são “responsáveis por todo o software oferecido em seu aplicativo, incluindo garantir que tal software esteja em conformidade com estas Diretrizes e todas as leis aplicáveis”. Em outras palavras, a Apple liberou os emuladores na App Store; contudo, a liberação não se estende para que jogos piratas sejam executados nesses aplicativos.
Juridicamente, isso significa que os desenvolvedores de aplicativos com títulos disponíveis para download precisam ter os direitos sobre esses títulos. Resta aos gamers esperar que os detentores dos direitos de seus jogos preferidos liberem versões para aparelhos Apple.