Tem amor ao seu dinheiro? 4 critérios para tomar cuidado na hora de comprar um ar-condicionado

Evite surpresas na conta de luz! Saiba como escolher o ar-condicionado ideal e economize energia com nossas dicas. Confira agora!

Com o calor constante em todo o território brasileiro, a preocupação com as altas contas de energia devido ao uso frequente do ar-condicionado torna-se uma preocupação para muitos consumidores. Diante desse cenário, a escolha do aparelho certo é fundamental para evitar surpresas desagradáveis no fim do mês.

Nesse sentido, existem quatro aspectos essenciais que devem ser levados em consideração na hora da compra para garantir não só a eficiência energética, mas também o conforto térmico adequado para o seu espaço.

Ar-condicionado de teto (Foto: Shutterstock)

Considere estas condições antes de comprar o seu ar-condicionado

1. Evite aparelhos usados

A compra de ar-condicionados usados pode parecer uma opção econômica à primeira vista, porém, sem conhecer a procedência do aparelho, você arrisca adquirir um equipamento que não recebeu a manutenção adequada ou apresenta problemas ocultos.

Por isso, optar por um modelo novo não apenas garante a qualidade do produto, mas também oferece garantias da loja e do fabricante, proporcionando tranquilidade em caso de eventualidades.

2. Prefira modelos de ar-condicionado Inverter

Já os aparelhos de ar-condicionado com tecnologia inverter são uma escolha inteligente para quem busca eficiência energética. Equipados com um compressor variável, esses modelos ajustam sua potência conforme a necessidade de refrigeração do ambiente.

Ou seja, resultando em menor consumo de energia e custos mais baixos a longo prazo. Investir em um modelo sem essa tecnologia pode significar gastos excessivos com energia elétrica.

3. Cuidado com marcas desconhecidas

Embora o preço possa ser um fator determinante na hora da compra, optar por marcas desconhecidas pode ser arriscado. A economia inicial ao adquirir um modelo mais barato pode se transformar em despesas futuras com reparos ou até mesmo com a substituição prematura do aparelho.

Dessa maneira, é importante buscar priorizar marcas reconhecidas no mercado, que principalmente oferecem mais garantia de qualidade e maior durabilidade do ar-condicionado.

4. Escolha a potência adequada do ar-condicionado

Por fim, ao comprar um ar-condicionado, é fundamental calcular a quantidade de BTUs necessária para refrigerar o ambiente de forma eficaz. Escolher um modelo com potência inferior pode resultar em dificuldades para manter a temperatura desejada, levando o aparelho a trabalhar em sua capacidade máxima constantemente, o que aumenta o consumo de energia e reduz sua vida útil.

Portanto, antes de investir em um novo ar-condicionado, leve em consideração esses pontos importantes para evitar gastos desnecessários e garantir o conforto e a economia de energia em seu espaço.