Fim da perturbação? Anatel testa sistema que exibe nome e motivo da ligação

Testes em rede aberta de sistema que traz tais informações já estão a pleno vapor. Saiba detalhes do procedimento.

Quem nunca se irritou com ligações de números desconhecidos ou evitou atender a uma ligação justamente por não saber o assunto a ser tratado na conversa? Se depender da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), essa situação está com os dias contados.

Isso porque o órgão já iniciou os testes do sistema de validação e identificação de chamadas em rede aberta. O objetivo principal da ação é combater ligações falsas de bancos, crediários, lojas e financeiras, ao oferecer mais segurança aos usuários e diminuir as chances de aplicação de golpes.

A partir da instalação do sistema, as pessoas passarão a receber ligações com indicativos importantes: o celular exibirá o nome de quem faz a ligação, assim como o motivo da chamada. Os testes já estão ocorrendo em rede fechada há meses.

Chamadas indesejadas

Gustavo Borges, superintendente de Controle de Obrigações da Anatel, explica que, para um banco realizar ligações em massa, é necessário contratar uma empresa especializada. A partir daí, a fornecedora precisará registrar cada chamada em um ambiente próprio.

Assim, os celulares realizarão uma consulta a esta base de dados para confirmar se é realmente o banco que faz a ligação recebida. O protocolo que permite essa integração entre quem faz a ligação e quem a recebe é o Stir/Shaken, usado por outros mercados, como os Estados Unidos.

Além disso, as empresas precisarão informar se a ligação trata de uma promoção, cobrança ou mesmo se é o retorno de um contato. Por fim, empresas como a Apple, Motorola e Samsung devem fazer adaptações em seus aplicativos de telefonia para o novo layout. Isso é necessário para ocorrer a exibição das informações mencionadas pela Anatel.

Apesar de promissor, ainda não há um cronograma das próximas fases até a implementação do sistema de validação e identificação. Nas próximas semanas, no entanto, já devem ocorrer reuniões para avaliar os primeiros resultados obtidos nos testes de rede aberta. Resta ao consumidor final esperar.

você pode gostar também