iPhone com defeito? Apple afrouxa regras e facilita consertos de smartphone

Agora fica mais fácil buscar ajuda especializada para pequenos consertos nos aparelhos da Apple.

Apesar de os aparelhos da Apple apresentarem uma excelência de funcionamento, sempre que um iPhone apresenta algum problema, o usuário enfrenta algumas dores de cabeça devido às restrições impostas pela marca para o acesso a reparos.

Ao que tudo indica, este cenário ficará um pouco mais simples, pois a marca decidiu afrouxar as restrições de consertos de seus smartphones mais novos com peças usadas, incluindo telas, baterias e até câmeras.

Vale lembrar que, até então, se uma pessoa instalasse uma tela original da Apple usada e comprada de terceiros, ela simplesmente não funcionaria corretamente no aparelho. Agora, essa integração será possível, sem que o celular sofra com inconstâncias.

A medida tem como objetivo reverter a prática anterior da Apple, que encorajava as pessoas a trabalharem com peças novas e mais caras aprovadas pela marca.

Contudo, não se pode ignorar que a mudança só foi anunciada após o Oregon aprovar uma lei que proíbe a prática da Big Tech de vincular peças a softwares, ação conhecida como “emparelhamento de peças”. Outros estados, como Colorado e mais uma dúzia de localidades norte-americanas, possuem projetos de lei semelhantes.

Mudança de regras

Se antes a única maneira de instalar peças de reposição era comprá-las diretamente da Apple, agora a empresa vai eliminar essas restrições para o iPhone 15.

A empresa explica que a mudança se aplica a peças originais Apple, ou seja, às fabricadas pelos fornecedores da Apple. Portanto, quando houver a reposição a partir do uso de uma peça original, o telefone voltará a funcionar, sem a necessidade de o técnico fornecer um número de série à Apple.

A Big Tech também fez questão de comunicar que, apesar das mudanças para o usuário final, nada muda para os fornecedores. Afinal, o fim das restrições de emparelhamento de peças do iPhone refere-se apenas a peças aprovadas pela marca, ficando de fora as peças do mercado paralelo.

Essas peças normalmente são mais baratas e podem fazer com que o consumidor economize dinheiro em reparos. Para se ter ideia, a substituição de uma tela quebrada em uma Apple Store custa, em média, US$ 300. Isso representa US$ 100 a mais do que o trabalho feito em uma loja independente.

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