Adeus, TV de tubo? A era da TV 3.0 vem aí! Será preciso trocar seu aparelho?

Tecnologia integra TV digital com internet, garantindo a interação do telespectador com o conteúdo exibido.

A televisão brasileira está prestes a passar por mais uma revolução na maneira de interagir com o espectador. Trata-se da TV 3.0, que foi apresentada pelo Ministério das Comunicações como uma inovação batizada de “TV do futuro”. A ideia é que haja a integração do sinal digital com a internet. Isso resultará na possibilidade de interação do telespectador com o conteúdo veiculado em canal aberto.

Os estudos acerca da nova tecnologia se encerram este ano e, em seguida, deve começar a fabricação dos aparelhos para posterior oferta nas lojas de todo o país.

Modelos de televisão

Na prática, a decisão faz com que as antigas TVs de tubo, aquelas que possuem uma caixa acoplada ao fundo e faziam parte do mercado analógico, se defasem ainda mais. O modelo, que já perdeu força com a chegada do canal digital, deve ficar cada vez mais esquecido, uma vez que esses aparelhos não se conectam à internet.

Já no caso das Smart TVs, que já permitem algum tipo de conectividade, estas ganharão cada vez mais força. Isso se deve ao fato de que, com a implementação da nova tecnologia, os aparelhos smart utilizarão um conversor capaz de tornar a experiência interativa. Portanto, não será necessário trocar imediatamente sua televisão por um modelo 3.0 para ter acesso às novidades tecnológicas.

Tanto que Wilson Diniz Wellisch, secretário de Comunicação Social Eletrônica do Ministério das Comunicações, aponta que o processo de transição para os modelos 3.0 deve ocorrer de forma natural, a partir da troca de aparelhos mais antigos por outros mais novos. Até lá, o uso dos conversores dará conta da demanda tecnológica.

“A gente teve em 2006 o processo de mudança do sinal analógico para o sinal digital, e durante esse processo de transformação, essas TVs [de tubo] já foram aos poucos sendo substituídas. Hoje temos um índice de TV de tubo muito, muito baixo. Naquele momento, foram instalados conversores que transformavam o sinal analógico no sinal digital”, disse o secretário.

Ele também destacou que o processo que deve ocorrer a partir da nova tecnologia é bem próximo ao descrito. “O que vai acontecer agora é uma coisa muito parecida. Durante um período, teremos conversores que transformarão o sinal digital da TV em um sinal de TV 3.0 para que sejam possíveis todas essas funcionalidades.

Então, hoje, se eu tenho uma TV que não é Smart, é possível que se compre um equipamento que vai converter esse sinal e transformar aquela TV em uma Smart TV, e a partir daí eu terei essa funcionalidade da TV 3.0”, completou.