O que é a TV 3.0, nova tecnologia que vai conectar canais abertos com a internet

Para ter acesso à transmissão da TV 3.0 é preciso adotar conversores ou televisões já adaptadas ao novo sinal.

O sistema de transmissão de sinal de televisão passará por uma grande mudança em breve. Trata-se da chamada TV 3.0, que deve começar a funcionar já no próximo ano, segundo afirma Juscelino Filho, ministro das Comunicações. A notícia foi divulgada na última quarta-feira, 4, durante um evento de apresentação da nova tecnologia que está em fase de estudo para posterior implantação no país.

Na ocasião, o ministro afirmou que a mudança vai representar a integração da TV aberta com a internet. “O grande diferencial vai ser justamente a questão da integração da transmissão da televisão com uma melhor qualidade de imagem e de som, além da conectividade com a internet e com a banda larga”, reforçou Juscelino Filho.

Adaptadores

Como se trata de uma tecnologia nova, os aparelhos de televisão hoje presentes nos lares de milhões de brasileiros não são compatíveis com o que está por vir. Portanto, para receber o sinal de transmissão da TV 3.0, os consumidores precisarão adquirir conversores para instalação em suas TVs ou, então, novas televisões, que já estarão adaptadas ao novo sinal.

Para que a TV 3.0 funcione em sua plenitude, com todos os seus recursos de interatividade, é preciso ter internet. Entre as novidades do novo modelo está, por exemplo, a possibilidade de comprar um produto de uma propaganda diretamente da televisão.

Além disso, o ministro das Comunicações também ressaltou que essa interatividade trará consigo novas oportunidades de negócios, por meio da oferta e consumo de propagandas, marketplace e ambiente de compras.

Apesar de tantas novidades, o governo federal enfrentará mais um desafio para que a TV 3.0 seja acessível a todos os brasileiros: ainda existem lugares no Brasil onde não há sinal de telefone ou internet. Portanto, é preciso resolver esse gargalo para que, posteriormente, tal tecnologia esteja disponível nos quatro cantos do país.

TV 3.0

A partir do uso da tecnologia da TV 3.0, a escolha de canais será substituída por aplicativos. Neles, poderão estar disponíveis tanto conteúdos ao vivo quanto por demanda. Aqui, a interatividade se colocará como um diferencial.

Ademais, a nova tecnologia promete melhorias na qualidade da imagem, que poderá chegar a 8k, som imersivo como no cinema e até mesmo ferramentas de segurança e acessibilidade.