Desvendando a Grok, a nova inteligência artificial de Elon Musk que desafia o ChatGPT

Veja o que se sabe até o momento sobre o Grok, ferramenta de inteligência artificial da companhia xAI - que já está disponível aos assinantes da modalidade Premium+ da Rede Social X.

Elon Musk está bombardeando a OpenAI, criadora do ChatGPT, por todos os lados. Isso porque, poucos dias após abrir uma ofensiva judicial contra a empresa, o empresário também anunciou a abertura do código do Grok, modelo de inteligência artificial de sua companhia, a xAI. A ferramenta é nada mais do que um chatbot que quer abrir frente contra o ChatGPT.

Alguns entusiastas já estão testando o Grok, uma vez que ele já está disponível para os assinantes da modalidade Premium+ da rede social X, o antigo Twitter. A assinatura custa entre R$ 84 e R$ 100 por mês. Nesses casos, o acesso ao chatbot ocorre diretamente na própria plataforma X, pois não existe um site ou aplicativo exclusivo.

Grok

A empresa de Elon Musk descreve o Grok como um chatbot “bem-humorado”. Assim, os usuários da ferramenta podem esperar um senso de humor sarcástico e politicamente incorreto. Há quem afirme, inclusive, que a linguagem tem inspiração direta na série de livros “Guia do Mochileiro das Galáxias”.

Como diferencial, o Grok consegue responder a perguntas controversas, justamente aquelas das quais os outros sistemas de Inteligência Artificial se esquivam. A xAI também afirma que ela é “útil para pessoas de todas as origens e visões políticas”.

Para quem se incomodar, o aspecto mais ácido das respostas pode ser desligado, fazendo com que o Grok funcione como uma ferramenta de inteligência artificial mais parecida com as convencionais.

A xAI também destaca outra vantagem de sua ferramenta: a atualização constante, em tempo real, a partir de dados presentes na plataforma X.

Para se ter uma ideia, o ChatGPT não possui essa capacidade de abordar temáticas em tempo real, mesmo que ele tenha uma alimentação por conteúdos da internet. Até porque a última atualização do GPT-4 é de abril do ano passado e, na versão gratuita, os dados usados como base para a inteligência artificial são de janeiro de 2022.

Utilidade

Para quem é hard user do X, o Grok pode ser bem útil, justamente por trazer para suas respostas os contextos de trending topics e posts em alta na plataforma.

Mas engana-se quem pensa que o fato de o Grok não ter um site próprio é um atraso. Na verdade, o plano de Musk é reforçar o ecossistema do X, criando uma espécie de super-app, ou seja, um aplicativo que resolva qualquer demanda do usuário.

Testes

Testes acadêmicos apontam que o Grok supera a versão gratuita do ChatGPT em desempenho. Contudo, quando se trata do GPT-4 (versão paga), a funcionalidade de Musk fica para trás.

Isso porque o chatbot da OpenAI apresenta mais recursos, incluindo geração de imagens, navegação via Bing, análise de dados avançada e centenas de plugins adicionais de desenvolvedores terceirizados.

você pode gostar também