Cientistas pedem a volta dos livros didáticos em papel por esse motivo

Cientistas descobriram que aqueles que lêem livros em formato de papel conseguem um desempenho superior aos que preferem e-books.

É reconhecidamente importante que cada aluno faça uso de livros didáticos, sejam cópias digitais ou físicas. Também é verdade que a aprendizagem digital tem aumentado, com mais estudantes e instituições de ensino a optarem por e-books em vez de livros impressos.

Para os estudantes, comprar e-books é quase o mesmo que comprar livros impressos. Graças à Internet, você nem precisa sair de casa. Basta pesquisar o seu livro e pagar online, após o qual ele será entregue a você ou você poderá fazer o download do livro no caso de e-books.

No entanto, se você for um estudante on-line, ainda precisará de livros didáticos para ajudar em seus estudos.

Leitura

Seu filho lê muito? Um novo estudo sugere que eles são provavelmente mais felizes, mais ativos fisicamente, têm uma imaginação mais ativa e até resolvem melhor problemas do que crianças que raramente ou nunca lêem.

A pesquisa realizada com 1.500 pais americanos e 500 professores do ensino fundamental e médio revelou que 91% das crianças de 5 a 12 anos que são leitores ávidos também são mais felizes do que aquelas que não o fazem (36%). Da mesma forma, 92% dos que leem com frequência são mais ativos fisicamente do que aqueles que não o fazem (40%).

As crianças que leem “frequentemente” e “muito frequentemente” geralmente têm uma imaginação mais ativa do que aquelas que raramente ou nunca leem (95%, em comparação com 57%).

As crianças que leem mais também adotam uma abordagem mais proativa para resolver situações e problemas negativos: enquanto 49% que leem raramente não tentam resolver situações difíceis, 52% que leem frequentemente tentam resolver a situação por si próprios e 69% que leem com muita frequência recorrem aos pais em busca de ajuda.

Encomendado pela plataforma de leitura digital Epic e conduzido pela OnePoll, o estudo descobriu que uma criança lê cinco livros por mês, dentro e fora da escola, e 54% lêem um livro novo pelo menos uma vez por semana.

Descobriu-se que a leitura também tem um impacto profundo no que as crianças desejam fazer da vida. Mais de metade dos pais inquiridos (55%) disseram que os seus filhos gostam de brincar de faz-de-conta com base no que lêem.

A grande maioria dos pais (85%) concordou que a leitura pode desbloquear o potencial dos seus filhos mais tarde na vida e 61% acredita que os seus filhos leriam mais se não tivessem de ir fisicamente a uma livraria ou biblioteca para comprar livros.

E-book vs. livro de papel

Desde que os e-books se tornaram populares, tem havido debates sobre suas vantagens e desvantagens e sobre os livros em papel. Algumas pessoas acreditam que os e-books nunca substituirão os de papel. Os e-books são bons, mas estão ganhando popularidade a um ritmo muito elevado, o que se traduz essencialmente na morte das publicações impressas.

Em suma, ter publicações em formato digital e disponíveis para todo o mundo com o clique de um botão significa que podem ser facilmente distribuídas de forma gratuita e maliciosa pela Internet. Como tal, os escritores e editores não lucrarão com as suas obras porque os leitores preferem obter o e-book gratuito em vez de comprar o texto impresso mais caro.

Cientistas pedem volta dos livros didáticos impressos

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) conduziu um estudo internacional em 2018 que investigou as diferenças nas pontuações dos testes entre alunos que lêem principalmente livros impressos versus livros digitais. Os resultados foram impressionantes e mostraram benefícios drásticos para os alunos que optaram pelos livros impressos.

De acordo com um artigo sobre o estudo de Kqed, “mesmo entre estudantes de origens socioeconômicas semelhantes, aqueles que lêem livros em formato de papel obtiveram impressionantes 49 pontos a mais no Programa de Avaliação de Estudantes Internacionais, conhecido como PISA.

Isso equivale a quase 2,5 anos de aprendizado. Em comparação, os alunos que tendem a ler livros com mais frequência em dispositivos digitais obtiveram apenas 15 pontos a mais do que os alunos que raramente leem – uma diferença de menos de um ano de aprendizagem.”

Junto com as pontuações dos testes, descobriu-se que a compreensão geral melhora muito com os livros impressos. De acordo com o Science News Explore, num estudo realizado em 2018 que analisou mais de 171.000 leitores, descobriu-se que a compreensão da leitura é mais forte com livros impressos do que com texto digital.