Twitter vai sair do ar no Brasil? Entenda o caso entre Elon Musk e o STF

Nos últimos dias, uma fala polêmica de Musk repercutiu por todo o Brasil; Saiba o que acontece agora.

Um pedido à Anatel, feito pelo Supremo Tribunal Federal (STF), na figura do ministro Alexandre de Moraes, estaria a ponto de deixar o X, antigo Twitter, fora do ar no Brasil. A informação é do site UOL, após diversas ameaças contra o ministro brasileiro publicadas por Elon Musk em sua rede social.

O empresário dedicou um tempo para responder e direcionar falas a Alexandre de Moraes, assim como compartilhar informações sobre o Twitter Files Brasil, um levantamento de e-mails publicados por Michael Shellenberger, jornalista norte-americano.

O material traz reclamações de funcionários da rede X a respeito das decisões do STF, que resultaram na desativação de contas de figuras brasileiras como, por exemplo, políticos, youtubers e blogueiros. Elon Musk utiliza essas informações para acusar o ministro de censurar “o povo do Brasil”.

Como se não bastasse, o dono do X também ameaçou liberar as contas encerradas por determinação judicial e pediu o impeachment de Alexandre de Moraes sob a alegação de “trair a Constituição”.

Contexto

Toda essa confusão começou no último sábado, 6. Na ocasião, Elon Musk retuitou uma publicação geral do X acerca do bloqueio de contas por determinação judicial. A publicação afirma que a rede social foi proibida de informar o nome do juiz que teria pedido os bloqueios e as contas que seriam desativadas.

Ainda assim, Elon Musk marcou Alexandre de Moraes na postagem e questionou a medida. Em seguida, o dono da X começou a postar e também a compartilhar uma série de conteúdos abordando tal decisão. Entre os materiais, o que mais chamou atenção foi a thread feita pelo jornalista americano Michael Shellenberger.

As informações, batizadas de Twitter Files Brasil, trazem relatos de funcionários sobre as medidas de Moraes e do STF, apontadas como “descabidas” por preverem o fechamento de contas contrárias ao atual governo.

O jornalista americano responsável pela publicação afirma que o STF fere o princípio de liberdade de expressão ao adotar ações como a exigência de informações privadas sobre usuários. O jornalista chegou a afirmar a Musk que o Brasil estaria “à beira de uma ditadura totalitária”.

O que não se pode ignorar é que o pedido do STF faz parte das medidas tomadas em resposta às ameaças que as instituições brasileiras vêm recebendo, incluindo falas que teriam incentivado atos como o de 8 de janeiro de 2023.

Na ocasião, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram prédios do Governo Federal, exigindo a saída de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) do cargo de presidente. Vale lembrar que houve destruição de patrimônio público, além de outros crimes, como o enfrentamento das Forças Armadas e atentado à democracia.

Twitter pode acabar no Brasil?

Um dos conteúdos veiculados por Elon Musk durante o final de semana afirmava que Alexandre de Moraes teria aplicado multas, além de ameaçar prender funcionários e cortar o acesso à rede social. O empresário afirma que isso geraria uma perda de receita, além da necessidade de descontinuar trabalhos no país.

Mesmo com tantas ameaças e reclamações, é preciso registrar também que a última posição do dono do X foi de afirmar que a rede social publicaria “o que foi exigido por Alexandre” e, em seguida, pediu o impeachment do Ministro.

Como contas que foram desativadas anteriormente seguem fora do ar, não há, até o momento, nenhum descumprimento da decisão judicial. Portanto, a X segue ativa no Brasil.

você pode gostar também