TV: melhore a qualidade de imagem de filmes e séries com esta configuração

Saiba como uma simples configuração na TV pode melhorar a qualidade de imagem ao assistir filmes e séries.

Inicialmente, pode parecer que filmes e séries não atingem as expectativas, mas muitas vezes a configuração da TV é a principal responsável. Com a variedade de opções disponíveis em um aparelho moderno, é fácil cometer erros ao ajustar as configurações, impactando diretamente a qualidade da imagem.

Por isso, é crucial entender como configurar corretamente sua televisão. Configurações inadequadas podem resultar em imagens lavadas, excessivamente escuras ou até distorcidas, comprometendo a experiência de assistir a um bom filme ou série. Ajustes simples no contraste, brilho ou no modo de imagem podem transformar completamente sua experiência visual.

Foto: Denklim/Shutterstock

Como desativar a configuração de suavização de movimento

Em especial, a suavização de movimento é uma configuração que pode estar deteriorando a qualidade da sua imagem. Veja como acessá-la abaixo.

1. Acesse o Menu de Configurações da TV

Utilize o controle remoto para entrar no menu de configurações ou de imagem da sua TV.

2. Encontre as Configurações de Imagem

Normalmente, isso está sob um título como “Configurações de Imagem”, “Opções de Vídeo”, ou algo similar.

3. Procure por Suavização de Movimento

O recurso pode ter diferentes nomes dependendo do fabricante. Por exemplo:

• Samsung: Auto Motion Plus
  • LG: TruMotion
  • Sony: MotionFlow
  • Panasonic: Intelligent Frame Creation
  • TCL: Clear Motion Index

4. Desative ou Ajuste

Você pode escolher desativar completamente o recurso ou ajustar as configurações para um nível mais baixo, o que pode ajudar a manter uma certa suavidade sem exagerar o efeito.

Onde encontrar as informações específicas para sua TV

• Manual do Usuário

O manual do usuário que acompanha sua TV é uma ótima fonte de informações específicas sobre como acessar e ajustar as configurações de imagem.

• Website do Fabricante

Visite o site do fabricante da sua TV. Eles frequentemente têm FAQs e guias sobre como ajustar as configurações de imagem.

• Fóruns e Comunidades Online:

Plataformas como Reddit, AVS Forum e outros fóruns dedicados a tecnologia e eletrônicos podem ser úteis para obter conselhos específicos de outros usuários com o mesmo modelo de TV.

• Use os modos de imagens

Finalmente, aproveite os modos de imagem predefinidos do seu aparelho, como “Cinema” ou “Esporte”. Experimentar esses modos pode ajudar a encontrar a configuração que melhor se adapta ao seu gosto pessoal, melhorando sua experiência visual.