Tem TV da LG? Cuidado, ela pode ser hackeada! Saiba como se proteger

Saiba como proteger o seu aparelho de televisão de ataques, evitando o vazamento de seus dados.

Aproximadamente 91 mil TVs da LG podem sofrer ameaças de invasões de hackers. O número alarmante é resultado de vulnerabilidades críticas encontradas em quatro modelos da marca ainda no final do ano passado. As falhas na segurança foram detectadas pela Bitdefender, empresa de cibersegurança.

Ela apontou que hackers podem se aproveitar dessas brechas para ter acesso root aos dispositivos, injetando comandos que são executados dentro do sistema operacional.

Os modelos que possuem vulnerabilidades são:

• LG43UM7000PLA com webOS 4.9.7 – 5.30.40
  • OLED55CXPUA com webOS 5.5.0 – 04.50.51
  • OLED48C1PUB com webOS 6.3.3-442 (kisscurl-kinglake) – 03.36.50
  • OLED55A23LA com webOS 7.3.1-43 (mullet-mebin) – 03.33.85

A boa notícia é que uma atualização de segurança já está disponível, ela é capaz de corrigir as falhas no sistema, impedindo a ação de criminosos.

Falhas detectadas

Um dos problemas das TVs LG está relacionado ao aplicativo ThinkQ, responsável por conectar smartphones aos aparelhos televisores. Para que a funcionalidade seja ativada, é preciso inserir um código, permitindo a conexão. A questão é que o mecanismo pode ser burlado, ou seja, em alguns casos, não se pede o código para conseguir controlar a TV pelo celular.

“Essas vulnerabilidades nos permitem obter acesso root à TV depois de contornar o mecanismo de autorização”, escreveram os pesquisadores da Bitdefender. “Embora o serviço vulnerável se destine apenas ao acesso LAN, o Shodan, motor de busca de dispositivos conectados à Internet, identificou mais de 91 mil dispositivos que expõem este serviço.”

Como evitar que a TV seja hackeada

Outro ponto a se atentar é que a maioria das TVs tem programação de instalação de atualizações de forma automática. Por garantia, você pode acessar o menu de Configurações de seus dispositivos e, caso haja alguma atualização pendente, executá-la. Assim, o seu aparelho receberá as correções necessárias, ficando longe de ameaças.

O passo a passo varia para cada modelo. No entanto, eles são bem parecidos. Assim, basta acessar: Configurações > Todas as configurações > Suporte > Atualização de software > Verificar atualizações.

Por fim, se houver dúvidas para a atualização de sua TV, basta buscar instruções oficiais no site da LG e seguir as indicações do fabricante.