Quanto tempo você tem de vida? Cientistas dizem ter criado ferramenta que faz este cálculo!
Ferramenta processa dados da população da Dinamarca para criar parâmetros.
Você gostaria de saber quanto tempo tem de vida? Assim, talvez fosse possível tirar alguns planos do papel, quem sabe diminuir o ritmo do trabalho, reconciliar-se com alguém ou até mesmo parar de adiar aquela viagem dos sonhos.
Mesmo que pareça uma peça de ficção, cientistas afirmam que desenvolveram uma ferramenta capaz de calcular quanto tempo de vida uma pessoa tem.
Por meio de um algoritmo que prevê as fases da vida de alguém até o seu fim, o estudo tenta, na verdade, demonstrar os riscos do uso comercial de dados pessoais vazados por empresas. Os parâmetros utilizados pelos cientistas se baseiam em dados da população da Dinamarca.
O estudo foi publicado na Nature Computational Science e demonstra que o modelo de inteligência artificial usado para a criação da “calculadora da morte” funciona a partir de técnicas de processamento de linguagem natural para examinar a evolução e também a previsibilidade de vidas humanas. Para isso, ela usa sequências de eventos detalhados como base.
É uma estrutura muito geral que facilita a previsão da vida humana. “Você pode prever qualquer coisa, desde que tenha dados”, diz à agência de notícias AFP Sune Lehmann, professor da Universidade Técnica da Dinamarca (DTU) e um dos autores do estudo publicado na revista científica Nature Computational Science.
Life2Vec Ai
A polêmica ferramenta recebeu o nome de Life2Vec AI. Apesar do intenso burburinho, os próprios cientistas especificam que a calculadora deve ser usada mais por diversão do que levada a sério. Ela funciona de forma parecida ao ChatGPT, ou seja, o usuário envia uma pergunta e a Inteligência Artificial oferece uma resposta.
A diferença é que, em vez de processar dados textuais, a ferramenta analisa estatísticas como nascimento, estudos, benefícios sociais e horas de trabalho. A partir de então, o Life2Vec AI usa um conjunto de dados de registro da população dinamarquesa para responder a tais questões.
Dentre esses dados há, por exemplo, registros detalhados dos principais eventos da vida de um ser humano: renda, profissão, endereços e até mesmo condições de saúde. Os detalhes usados como base de cálculo foram coletados da vida de milhões de cidadãos dinamarqueses ao longo de vários anos.
Assim, a calculadora é capaz de analisar os mais diversos fatores. Você pode consultá-la para saber acerca do risco de mortalidade, receitas futuras, desempenho educacional e até mesmo sobre traços de personalidade.
Calculadora da morte
A Life2Vec alcançou índices consideráveis quando se trata de previsão de morte. Isso porque o algoritmo acerta em 78% dos casos.
Com uma amostra de pessoas entre 35 e 65 anos, procuramos prever, com base em um período de oito anos, de 2008 a 2016, se a pessoa vai morrer nos próximos quatro anos, até 2020. O modelo faz isso muito bem, melhor do que qualquer outro algoritmo”, diz Lehmann, que não usa sua fórmula em casos pessoais.
No entanto, o instrumento não está pronto para ser utilizado pelo público em geral. “Por enquanto é um projeto de pesquisa que explora o campo das possibilidades (…), e não sabemos se trata todos da mesma maneira”, explica.
Portanto, antes que esse tipo de ferramenta se torne pública, é preciso estudar a fundo os efeitos a longo prazo, as conexões sociais e também a possibilidade de prever o curso da vida.