Netflix surpreende com a maior atualização em dez anos – veja o que vem por aí

O app da Netflix está de cara nova. A atualização promete facilitar sua navegação e escolha de conteúdo. Saiba o que muda.

Na última quinta-feira (6), a Netflix iniciou uma atualização significativa em seu app para TV, a maior dos últimos dez anos. A mudança visa otimizar a navegação na página inicial, ajudando os usuários a decidirem mais rapidamente o que assistir.

O app da Netflix para TV ganhará um novo visual que promete facilitar a escolha dos conteúdos. Desse modo, blocos estáticos serão substituídos por caixas expansíveis, oferecendo informações detalhadas quando o controle remoto as selecionar. Além de exibir títulos e sinopses, essas caixas mostrarão prévias e trailers, bem como o ano de lançamento, número de episódios e gênero.

Mudanças no app da Netflix

Primeiramente, a nova interface do app da Netflix trará um layout dinâmico e interativo. Ao selecionar um bloco, ele se expandirá, mostrando detalhes sobre o conteúdo. Isso inclui sinopse, prévias e outras informações, como o ano de lançamento e número de episódios.

Ademais, o menu principal, antes localizado na lateral esquerda, agora ficará no topo da página. Esse novo posicionamento inclui as opções Pesquisa, Página Inicial, Programas, Filmes e Minha Netflix.

Segundo Pat Flemming, executivo da Netflix, a atualização do app da Netflix foi motivada por uma pesquisa interna. Afinal, observou-se que os usuários estavam realizando uma “ginástica ocular” ao tentar encontrar títulos interessantes. Logo, a nova interface busca resolver esse problema, centralizando as informações relevantes em um único local.

Além disso, a tela inicial do app responderá ao comando Voltar do controle remoto. Isso significa que, ao navegar até o fim da página, basta clicar em Voltar para retornar ao menu principal.

Testes iniciais da plataforma

Inicialmente, o novo design do app da Netflix será testado por um grupo seleto de assinantes que usam TVs inteligentes e dispositivos de streaming. Ou seja, a empresa planeja colher feedbacks antes de liberar a atualização para todos os usuários. Flemming espera que a atualização seja bem recebida, permitindo um lançamento mais amplo nos próximos meses.

A Netflix também garantiu que não haverá mudanças no algoritmo de recomendação durante essa reformulação. Isso significa que, apesar do novo visual, os conteúdos sugeridos aos usuários continuarão baseados nos mesmos critérios anteriores.

Aumento recente nos preços da Netflix

Paralelamente à atualização do app da Netflix, a empresa anunciou um aumento nos preços de suas assinaturas. A categoria Premium, que permite o acesso simultâneo a quatro telas em qualidade 4K, agora custa R$ 59,90 por mês.

Além disso, o plano padrão com anúncios subiu de R$ 18,90 para R$ 20,90 por mês, um aumento de 10%.