Botões coloridos do controle remoto: você viveu sua vida toda sem saber deste “segredo”

Conheça a utilidade dos botões coloridos nos controles remotos de TVs e dispositivos eletrônicos. Desde selecionar canais até jogar Xbox de forma alternativa!

Talvez você já tenha se perguntado sobre os quatro botões coloridos nos controles remotos de TVs e outros dispositivos eletrônicos – vermelho, verde, amarelo e azul. Eles podem causar confusão e muitas vezes são subutilizados. Entretanto, esses botões têm uma história interessante e uma variedade de funções que podem surpreender.

Embora não esteja claro quando esses botões foram introduzidos ao público, há indícios de que eles foram inspirados em funções lá nos anos 70, com a introdução do teletexto. Inicialmente desenvolvido por John Adams da Philips, o teletexto permitia aos telespectadores acessarem informações adicionais através da televisão.

Com o tempo, o teletexto foi substituído pela HbbTV (Hybrid Broadcast Broadband TV), que combinava transmissão televisiva com a internet, dando aos botões coloridos ainda mais funções.

Foto: Erik Mclean/Unsplash

As funções dos 4 botões

As funções dos botões coloridos do controle remoto variam amplamente entre fabricantes e dispositivos. Por exemplo, em televisões Philips, o botão amarelo pode ser usado para selecionar canais favoritos, enquanto o botão verde exibe quantos canais favoritos estão selecionados.Já na Sony, esses botões são mais voltados para operabilidade na web ou em motores de busca da televisão.

• Aplicações além das TVs

Não são apenas as TVs que têm esses botões. Dispositivos de áudio, como os da Bose, também os possuem. O controle universal da Bose, por exemplo, oferece funções relacionadas à TV a cabo/satélite e ao teletexto.

• Personalização e inovação

Além das funções padrão, os botões coloridos também podem ser personalizados pelos usuários. Por exemplo, foi relatado que um usuário configurou um controle remoto para funcionar com um Xbox One, onde as cores dos botões correspondiam às dos botões ABXY do joystick.

Foto: Andrey Sedoy/Shutterstock

• Botões e suas 1001 utilidades

Os botões vermelho, verde, amarelo e azul nos controles remotos não são apenas enfeites coloridos: eles têm uma variedade de funções úteis, desde selecionar canais favoritos até interagir com dispositivos de áudio e videogames.

Portanto, da próxima vez que você pegar seu controle remoto, não subestime o potencial desses botões aparentemente simples. Quem sabe que novas funcionalidades você poderá descobrir?