Jantar nas estrelas: chef renomado vai levar turistas para comer no espaço
Chef dinamarquês anuncia que seis turistas poderão participar de uma degustação em uma cápsula espacial pressurizada.
Um chef de cozinha com duas estrelas Michelin anunciou uma experiência gastronômica um tanto quanto inusitada. Trata-se de um jantar que será oferecido a turistas dentro de uma cápsula de carbono neutro, solta no espaço. A ação é do chef de cozinha dinamarquês Rasmus Munk, do restaurante Alchemist.
A experiência foi divulgada nas redes sociais com o seguinte aviso: “A expedição ocorrerá a bordo da nave espacial Neptune, da Space Perspective”. Assim, “seis passageiros vão redefinir a gastronomia desfrutando da refeição de suas vidas enquanto observam o nascer do sol sobre a curva do nosso planeta”, continua a nota.
Tal refeição, que será servida a 30 km acima do nível do mar, custará uma pequena fortuna. Os interessados terão que desembolsar US$ 495 mil (cerca de R$ 2,4 milhões) para ficar na cápsula espacial pressurizada. Além disso, como não se trata de uma refeição comum, os passageiros serão vestidos pela grife francesa Ogier, com roupas feitas sob medida.
O post nas redes sociais também afirma que os rendimentos da expedição já têm destino certo: serão direcionados para a Space Prize, como um apoio à promoção da igualdade de gênero na ciência e tecnologia.
Chef a bordo
O chef estrelado Rasmus Munk vai participar da viagem. Aos 32 anos de idade, ele antecipa que o cardápio terá uma inspiração direta “no papel da exploração espacial ao longo dos últimos 60 anos da história da humanidade e no impacto que teve em nossa sociedade, tanto científica quanto filosoficamente”.
Restrições
Apesar de ainda não termos pistas concretas sobre o cardápio, uma restrição é certa: é proibido flambar no espaço. Todos os preparos do grande jantar ocorrerão na cozinha de onde a cápsula será lançada.
Alchemist
O restaurante do chef Rasmus Munk foi eleito o quinto melhor restaurante do mundo em 2023. A premiação é do World’s Best 50 Restaurants. Além disso, a casa conquistou duas estrelas Michelin.
No site do Guia Michelin, o restaurante é descrito como uma experiência imersiva e perfeitamente coreografada, fazendo da refeição um evento altamente teatral no auge dos restaurantes de destino. Por lá, o jantar é dividido em atos e distribuído em vários locais, incluindo uma varanda, uma área de recreação e uma cúpula em forma de planetário com imagens projetadas no teto.
Talvez seja daí que surgiu a ideia de servir uma refeição literalmente no espaço.