Google Fotos lança ferramentas gratuitas de IA para transformar suas imagens
Gigante da tecnologia anuncia ferramentas de edição acessíveis a todos os usuários. Antes, recursos eram restritos a assinantes.
Ferramentas de edição de fotos alimentadas por inteligência artificial de forma gratuita. Esta é a última novidade anunciada para a ferramenta Google Fotos. A tecnologia, anteriormente direcionada apenas para dispositivos Pixel e assinantes pagos, agora está expandida. O Google anunciou a inclusão do aguardado Magic Editor, que traz possibilidades inovadoras a partir do Magic Eraser, Photo Unblur e Portrait Light.
Tais ferramentas de edição ficarão disponíveis para todos os usuários, de forma gradual, a partir do dia 15 de maio. Essa mudança de postura, que resulta no acesso gratuito às funcionalidades, é uma opção do Google para democratizar o acesso ao seu conjunto de recursos de edição de fotos com Inteligência Artificial, devido à crescente demanda por este tipo de ferramenta.
Vale lembrar que tais capacidades de edição de ponta eram apresentadas como vantagens exclusivas para determinados grupos: os proprietários de telefones Pixel, assim como os assinantes do Google One, serviço de armazenamento em nuvem da empresa.
Requisitos de uso e funcionalidades
Apesar de os recursos serem totalmente gratuitos para quem usa o Google Fotos, existem alguns requisitos de hardware necessários para que funcionem. No caso dos usuários de Chromebook, por exemplo, é preciso ter um Chromebook Plus executando a versão do ChromeOS 118+ ou contar com pelo menos 3GB de RAM.
Já no caso de usuários que desejam usar as funcionalidades em plataformas móveis, os dispositivos devem executar o Android 8.0 ou superior, ou o iOS 15 ou superior. Além disso, os tablets Pixel são compatíveis com todas as possibilidades avançadas de edição.
Dentro deste pacote de possibilidades, uma das ferramentas mais interessantes é o Magic Editor. Ele se utiliza de IA generativa para proporcionar edições complexas que antes só eram possíveis com o Photoshop.
Assim, a ferramenta é capaz de preencher lacunas nas fotos, reposicionar assuntos ou mesmo fazer ajustes de fundo ou de primeiro plano com extrema precisão. Na prática, o Magic Editor permite, por exemplo, transformar um céu nublado em azul vibrante ou mesmo remover elementos indesejados da imagem.
Contudo, há algumas restrições de uso. No caso dos usuários de iOS e Android, poderão realizar apenas 10 salvamentos no Magic Editor por mês. Já quem possui dispositivos Pixel terá acesso ilimitado à ferramenta.
Outros recursos de edição também fazem parte do pacote gratuito do Google Fotos. Dentre eles estão possibilidades como o Magic Eraser, sugestões de céu, Color Pop, efeito HDR para fotos e vídeos, bem como outros recursos como o Desfoque de Retrato, Luz de Retrato, Fotos Cinemáticas, Estilos no Editor de Colagens e também Efeitos de Vídeos.