Ele não precisa ser o vilão da conta de luz: 5 segredos para usar ar-condicionado e ainda economizar energia
Veja truques que ajudam a controlar o preço da conta de energia elétrica, evitando que a cobrança pese demais no bolso.
Mesmo com a chegada do outono, as temperaturas mais altas seguem presentes em boa parte do Brasil. Para garantir algum conforto térmico, é natural que muita gente opte por deixar o ar-condicionado ligado. O grande dilema é que essa ação também gera um aumento na conta de energia, o que pode pesar no bolso do trabalhador.
Portanto, para conseguir economizar, mas sem deixar o conforto térmico de lado, separamos cinco dicas infalíveis para economizar, mesmo usando o ar-condicionado. As informações são do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) e da Frente Nacional dos Consumidores de Energia.
Dicas para economizar energia
1- Mantenha o ambiente isolado
Pouco adianta ligar o ar-condicionado e deixar portas e janelas abertas. Isso fará com que o ar quente entre, além de o ar frio escapar. Se todas as saídas estiverem fechadas, será mais fácil manter a temperatura interna estável. Em outras palavras, o ar-condicionado trabalhará menos para manter a temperatura do ambiente.
2- Manutenção regular
A limpeza regular dos filtros do seu ar-condicionado garante a eficiência do equipamento e um consumo menor de energia. Além disso, não se esqueça de agendar revisões periódicas com um técnico especializado para assegurar o funcionamento adequado do aparelho.
3- Utilize o termostato de forma eficiente
Deixe o ar-condicionado sempre em uma temperatura confortável, entre 23°C e 25°C. Acredite, a diminuição de apenas um grau na temperatura resulta em muita economia de energia.
4- Instale cortinas ou persianas
O uso de cortinas ou mesmo persianas para o bloqueio da luz solar direta durante o dia evita o aquecimento excessivo do ambiente. O simples fato de adotar o uso do equipamento reduz a carga térmica sobre o ar-condicionado, diminuindo a necessidade de resfriamento.
5- Prefira ar-condicionado com tecnologia inverter
Se você for comprar um aparelho de ar condicionado, opte por modelos com tecnologia inverter, mesmo que eles sejam ligeiramente mais caros. Isso porque esses aparelhos ajustam automaticamente a velocidade do compressor, de acordo com a necessidade de resfriamento. Desta forma, eles economizam mais energia se comparados aos modelos tradicionais.