Do celular para a TV: 4 truques fáceis para espelhar seu smartphone Android na televisão

Descubra como espelhar o conteúdo do seu celular Android na TV com métodos simples e eficazes. Aprenda passo a passo e aproveite suas mídias em tela grande.

Antes de mais nada, o espelhamento de um dispositivo para outro é um mecanismo que permite aos usuários visualizarem mídias de uma forma mais ampla. Esse recurso torna possível, por exemplo, que consumidores visualizem fotos armazenadas em seus celulares diretamente na tela de uma televisão smart.

Supondo que você esteja procurando saber os caminhos para simplificar esse desejo, saiba que existem alguns. Conheça-os e escolha o que mais lhe agrada.

Como visualizar mídias do celular Android na TV?

Use o aplicativo da marca de sua televisão

Você tem o aplicativo da marca da sua TV instalado em seu celular? Se sim, é bem provável que ele ofereça a funcionalidade de exibir a tela do seu telefone no eletrodoméstico.

Muitas TVs inteligentes vêm equipadas com aplicativos próprios que facilitam esse processo. Basta abrir o aplicativo, selecionar a opção de espelhamento de tela e seguir as instruções para começar a compartilhar suas fotos, vídeos ou qualquer outro conteúdo diretamente na TV.

Conexão via Chromecast

Se você tiver um dispositivo Chromecast, o processo de espelhamento de tela é facilitado pelo aplicativo Google Home, que gerencia dispositivos Chromecast.

Em relação ao passo a passo, é preciso configurar seu Chromecast seguindo as instruções específicas para o dispositivo. Depois, abra o aplicativo Google Home, vá até a seção “Dispositivos”, selecione sua TV e toque em “Transmitir Minha Tela”. Uma solicitação de confirmação aparecerá, e você deve aceitá-la para iniciar o espelhamento da sua tela.

Transmissão direta via aplicativos

Você pode transmitir conteúdo diretamente para a sua TV usando aplicativos específicos como Google Fotos, YouTube e outras plataformas de streaming.

Google Fotos

Esse aplicativo oferece uma maneira prática de visualizar suas fotos e vídeos armazenados no celular em uma tela maior. Para isso, abra o Google Fotos, selecione o álbum ou as fotos que deseja visualizar e toque no ícone de transmissão, representado por um retângulo com ondas Wi-Fi no canto da sua tela.

Em seguida, escolha sua TV na lista de dispositivos disponíveis, e o conteúdo selecionado será exibido na tela grande. Certifique-se de que seu celular esteja conectado à mesma rede Wi-Fi da televisão.

No YouTube, o processo é similar. Abra o app no seu celular, escolha o vídeo que deseja assistir e toque no ícone de transmissão. Depois, selecione sua TV na lista de dispositivos disponíveis.

Por fim, você pode repetir os mesmos processos em outros aplicativos de streaming, desde que estejam instalados em sua televisão.