Deu ruim! Homem faz vídeo para mostrar golpe no WhatsApp e perde a conta; veja como evitar

Saiba como evitar situações que podem resultar na clonagem de seu aplicativo.

Comportamentos suspeitos no WhatsApp podem indicar que seu número no aplicativo foi clonado. Mas como, de fato, saber se o indício aponta para uma fraude real? Há poucos dias, um homem viralizou nas redes sociais ao tentar conscientizar outras pessoas sobre o golpe, enquanto gravava a ligação de um criminoso que queria roubar sua conta na rede social.

O que ele não esperava é que, mesmo com a intenção de mostrar como evitar o problema, ele acabou com a conta clonada ao compartilhar o código recebido no dispositivo com o criminoso. Vale lembrar que essa ação é contraindicada pela Meta, dona do WhatsApp.

Com mais de 1,5 milhão de visualizações no TikTok e 4,1 milhões no X (antigo Twitter), a publicação original partiu do perfil @tododiatheoffice. No vídeo, um homem inicia a gravação ao perceber uma chamada suspeita. Ele tinha a intenção de tentar enganar o golpista que anunciava sorteio de pet shop. O falso prêmio era um mês de banho e tosa grátis ou uma transferência via Pix de R$ 3 mil.

No entanto, a tentativa de enganar o criminoso não deu certo. Ao seguir passo a passo as instruções do golpista, o homem forneceu, sem perceber, o código recebido pelo aplicativo. Com esse PIN, é possível transferir a conta do WhatsApp de um celular para outro. Após o descuido da vítima, a conta foi clonada. A boa notícia é que é possível contornar a situação e até mesmo recuperar a conta.

WhatsApp clonado: como proceder

Ao ter o WhatsApp clonado, o primeiro passo é avisar imediatamente seus contatos sobre o golpe. Isso vai evitar que o criminoso consiga montantes em dinheiro de sua agenda telefônica.

Em seguida, o próximo passo é denunciar a conta usada pelo golpista. Para isso, basta tocar sobre o nome do contato e clicar em “Denunciar contato”. Além disso, o WhatsApp também tem um canal de denúncias.

Neste caso, para relatar a clonagem da conta, o usuário deve entrar em contato com o suporte técnico: ao clicar em “Ajuda”, nas configurações do aplicativo, ou mesmo enviando um e-mail para support@whatsapp.com. É importante descrever o problema no corpo da mensagem e aguardar o retorno da equipe do WhatsApp com uma solução.

Por fim, sempre desconfie de contatos por mensagens ou mesmo ligações que solicitem códigos recebidos no aplicativo de mensagens.

Vale lembrar que golpistas se passam por instituições bancárias e outras empresas dos mais diferentes segmentos. A melhor forma de evitar golpes é não passar nenhuma informação para terceiros, até porque o WhatsApp nunca pede esse código em qualquer tipo de contato com o usuário.

você pode gostar também