Tiktoker viraliza ao descobrir que Google acompanha todos os seus passos

Ferramenta permite visualizar todos os locais visitados, assim como um mapa personalizado de deslocamento.

Muita gente não sabe, mas o Google é capaz de vigiar todos os seus passos. Isso foi o que descobriu Laura Tuttman (@lauratuttman), influenciadora digital. Ao descobrir que o Google “vigia” seus passos, ela fez uma publicação no TikTok abordando o tema.

Com o vídeo, ela alcançou quase 100 mil curtidas. A influenciadora afirmou estar impressionada ao observar a linha do tempo do Google Maps, pois ele traz a localização, bem como todos os pontos visitados pela pessoa.

Na prática, a ferramenta grava os trajetos e viagens do usuário a partir do histórico do dispositivo. A boa notícia é que a ferramenta pode ser gerenciada ou mesmo desativada por quem não deseja compartilhar suas informações de deslocamento com o Google.

Vigiando seus passos

O material que viralizou no TikTok explica como o Google armazena sua localização em uma linha do tempo interna. No entanto, a influenciadora também traz a solução para desativar este histórico.

Para acessar a sua linha do tempo, basta acessar o site “timeline.google.com” em um desktop. As informações sobre os seus trajetos só ficarão disponíveis após a realização de login com a mesma conta Google presente em seu celular.

Também é possível acessar a ferramenta a partir da versão web do Google Maps. Siga o passo a passo:

  • Acesse “timeline.google.com” no navegador;
  • Em seguida, abra o menu, localizado no canto superior esquerdo da tela;
  • Agora selecione a opção Sua Linha do Tempo;
  • Insira informações como dia, mês e ano. Assim você terá acesso aos pontos visitados no recorte temporal indicado.

Como ativar a linha do tempo do Google

Se o histórico de localização está ativo, o Google salva automaticamente pontos de localização que, posteriormente, farão parte da linha do tempo do usuário.

Além disso, a ferramenta também é capaz de oferecer recomendações personalizadas a partir das informações dos lugares anteriormente visitados.

Inclusive, é importante saber que o recurso de gravação de localidades funciona até mesmo quando os apps do Google não estão em uso. Neste caso, o Maps atua em segundo plano.

Para ativar a ferramenta, basta:

  • Abrir a linha do tempo, seguindo o passo a passo descrito acima;
  • Vá em Configurações e selecione a opção “ativar histórico”.

E para desativar a linha do tempo?

Antes de desativar a sua linha do tempo, é preciso ter ciência de que, a partir do momento da interrupção do funcionamento da ferramenta, não será mais possível acessar as informações anteriores, como os locais visitados em outras datas.

De toda forma, para desativar a função e excluir o histórico de dados, é preciso:

  • Abrir a tela inicial da ferramenta;
  • Ir na opção Gerenciar Histórico de Localização;
  • Clicar em “desativar a linha do tempo”.

Para quem desejar apenas apagar um ou outro local visitado, o Maps também oferece tal facilidade ao usuário.

É perigoso deixar a linha do tempo ativa?

É preciso ter ciência de que o usuário é a única pessoa que tem acesso à própria linha do tempo. De toda forma, seus dados estão arquivados em uma ferramenta do Google.

A questão é que ela usa esses dados para direcionamento de anúncios ou sugestão de conteúdos a partir de sua localização e interesses.

Também não se pode ignorar o fato de que, caso a sua conta seja invadida por um hacker, ele terá acesso a todo o seu histórico de movimentação.

Benefícios

Por outro lado, o recurso do Maps pode ser bem útil. Ele funciona como uma espécie de arquivo para quem gosta de viajar ou fazer trilhas, por exemplo.

Os mais nostálgicos também conseguem, por meio da ferramenta, revisitar trajetos de datas especiais, como um casamento ou o nascimento de um filho.

você pode gostar também