Cuidado consigo mesmo: estes são efeitos nefastos de mexer no celular enquanto caminha

Entenda os motivos da simples prática de olhar o celular enquanto caminha pode trazer tantos problemas para a sua saúde.

Na correria dos dias, muita gente acaba conferindo aquela mensagem no WhatsApp ou dando aquele like nas redes sociais enquanto anda de um lugar para outro. A questão é que essa prática cotidiana pode fazer muito mal para a sua saúde.

Isso é o que atesta um artigo publicado no HHS Public Access. A pesquisa mostra que 24,6% das pessoas têm esse costume e, com ele, acumulam problemas de concentração, postura e até mesmo de humor.

Saiba quais são os principais problemas de não desgrudar os olhos da tela do smartphone nem enquanto caminha.

Desvio de atenção

Usar o celular enquanto dirige é um perigo iminente. O mesmo vale para o caminhar. Afinal, quando um pedestre divide sua atenção entre a tela e a rua, há grandes chances de se expor a situações que podem gerar um acidente, por exemplo.

Um estudo apresentado no HFES 65th International Annual Meeting, em 2021, aponta que 30 mil pedestres se envolveram em acidentes por usarem o celular enquanto andavam.

Prejuízos na postura

Já um outro estudo, divulgado pela revista Gait & Posture, aponta que o hábito é péssimo para a postura. Isso ocorre porque, se uma pessoa olha o celular durante uma caminhada, a tendência é que ela aumente a quantidade de força depositada no pescoço e nos músculos superiores das costas.

Como resultado, o pedestre adquire dores no pescoço, além de uma redução na capacidade de manter o equilíbrio, aumentando o risco de queda.

Reflexos no humor

O andar e falar ao celular também traz riscos ao emocional. Isso porque a prática gera um aumento nos níveis de cortisol, ou seja, o hormônio ligado ao estresse. Opte por caminhadas com foco no ambiente, aproveite o cenário e esqueça um pouco do mundo virtual.

Cegueira perceptiva

Também conhecida como “cegueira por desatenção”, a cegueira perceptiva tem como causa o uso do celular enquanto se anda. Isso ocorre porque o aparelho distrai a pessoa a ponto de ela sequer notar qualquer coisa que aconteça ao seu redor.

“Os usuários de telefones celulares andavam mais devagar, mudavam de direção com mais frequência e eram menos propensos a reconhecer outras pessoas do que os indivíduos nas outras condições. Os usuários de telefones celulares também eram menos propensos a notar uma atividade incomum ao longo de seu percurso”, delimita o estudo.

você pode gostar também