Como manter a internet funcionando em casa se faltar energia?

Você precisa manter o acesso à internet quando falta luz na sua casa? Veja a melhor forma de se manter conectado quando não há energia.

As tempestades no Brasil muitas vezes causam interrupções no fornecimento de energia. Essa situação pode impactar nossa comunicação, especialmente quando trabalhamos em casa ou precisamos manter contato com amigos e familiares. No entanto, a falta de luz não precisa interromper sua conexão à internet. A solução é simples: um nobreak.

Esse dispositivo é equipado com uma bateria interna que fornece energia temporária aos dispositivos conectados, incluindo roteadores, mantendo-os ativos por um tempo. Antes de adquirir um nobreak, é crucial verificar a tensão do seu roteador, geralmente variando entre 9V e 12V. Ou seja, isso assegura que você tenha um equipamento compatível e evita problemas de funcionamento.

Dicas para configurar seu nobreak

Na hora de escolher um aparelho desses, certifique-se de que a tensão seja compatível com seu roteador. Logo, optar por um modelo que incorpora um regulador automático de tensão (AVR) é uma vantagem, pois protege os dispositivos contra picos e quedas de energia.

O nobreak fornece energia temporária, mas apenas por algumas horas. Portanto, priorize conectar seu roteador para garantir comunicação via internet e por telefone durante esse período.

Além disso, organize-se para identificar quais dispositivos são essenciais para manter ligados durante apagões.

Dessa forma, você pode tirar o máximo proveito da energia oferecida pelo nobreak, priorizando os equipamentos fundamentais para o seu trabalho ou contato com familiares. Em outras palavras, isso pode incluir laptops, celulares e outros dispositivos que complementam a conectividade.

Como usar outras opções para manter a conexão

Mesmo com um nobreak, é bom ter alternativas para evitar ficar desconectado durante apagões prolongados.

Redes móveis: Ative os dados móveis do seu celular. Essa alternativa pode ser útil para navegação básica ou quando o nobreak não está disponível. Contudo, fique atento ao consumo de dados para evitar custos elevados.

Power banks: Esses carregadores portáteis para dispositivos móveis são úteis durante apagões, mantendo seu celular ou tablet carregado. Então, invista em modelos com grande capacidade para garantir autonomia por mais tempo.

Hotspots: Se o roteador estiver inativo, configure seu celular como um ponto de acesso, transformando-o em um hotspot para compartilhar a conexão de dados móveis. Ou seja, isso mantém outros dispositivos conectados, como laptops.

Planos flexíveis: Algumas operadoras oferecem planos flexíveis ou diários para o uso de dados móveis em situações emergenciais. Assim, vale a pena conferir se a sua oferece essa opção.

Outras dicas para gerenciar a falta de luz

Informação: Durante um apagão, mantenha-se informado sobre a situação. Siga as redes sociais e portais de notícias via celular para acompanhar atualizações sobre o retorno da energia.

Reduzir consumo: Evite usar muitos dispositivos ao mesmo tempo para poupar bateria e energia do nobreak, priorizando os equipamentos essenciais.

Iluminação: Garanta que você tenha lanternas, velas ou lâmpadas portáteis disponíveis para que possa trabalhar e se movimentar durante a falta de luz.