Cartão eSIM é melhor que o SIM? Veja se vale a pena trocar

Saiba qual deles atende melhor suas necessidades antes de fazer a troca.

Quem possui um celular deve saber que hoje em dia existem duas tecnologias responsáveis pela conexão dos smartphones. Estamos falando do eSIM e do tradicional SIM físico.

Leia mais: Nova decisão do Google afetará TODOS os celulares Android

Enquanto o primeiro se trata de uma das novidades mais recentes no setor das telecomunicações, o segundo já é um velho conhecido pelos brasileiros. Apesar das diferenças, ambos visam têm um único papel: fornecer conectividade. Mas será que vale a pena trocar o SIM pelo eSIM?

Devo trocar meu SIM por um eSIM: veja as vantagens

Antes de dizer se vale a pena ou não trocar um SIM por um eSIM, é válido dizer que a melhor opção varia de acordo com as necessidades específicas de cada usuário.

Isso porque, enquanto o SIM físico é mais conhecido pelos brasileiros, que se sentem mais à vontade com ele, o eSIM, por outro lado, garante mais flexibilidade e segurança.

Outro fator a ser levado em conta reflete na capacidade dos modelos SIM físicos, aceitos em um número maior de smartphones. Esse fato faz muita gente acreditar que a nova tecnologia não vale a pena. Mas será mesmo?

5 vantagens para abandonar o SIM e migrar para o eSIM

Se você está em dúvida se vale a pena ou não ter um eSIM, estas cinco vantagens te farão mudar de ideia:

1. Os eSIMs são mais fáceis de serem instalados

Para ativar um SIM físico é preciso comprar o chip, abrir a bandeja do telefone e instalá-lo. Diferente do eSIM, ativado com uma simples leitura de QR Code. Em boa parte dos casos é possível conectar à rede logo após 15 minutos da transação.

2. Ter um eSIM permite mais linhas em um só aparelho

Da mesma forma que acontece com smartphones dual SIM, que contam com duas bandejas para, quem tem um eSIM pode ter vários números no mesmo aparelho. O usuário consegue receber ligações e enviar mensagens de texto usando qualquer um dos números. Também é possível usar um eSIM com um SIM físico, caso seja a melhor escolha.

3. eSIM são menores

Enquanto um Nano SIM mede 8,8 mm, um eSIM mede apenas 4 mm. Isso permite um espaço extra para outros componentes, como bateria maior e melhor capacidade de processamento. Além disso, por ser menor, os fabricantes podem reformular o layout interno dos aparelhos, facilitando a proteção dos dispositivos contra agentes externos (água e poeira).

4. eSIM não pode ser perdido

O eSIM é soldado ao celular e, por isso, não pode sofrer danos físicos ou técnicos relacionados à bandeja do celular. Além disso, em caso de perda ou roubo do celular, criminosos não podrão acessar as informações do dispositivo, pois não conseguirão removê-lo. Vale também dizer que é mais fácil achar um telefone com eSIM em caso de perda ou roubo.

5. Compra de dados para viagens é mais fácil com eSIM

Se você for viajar, é muito mais prático e fácil alternar temporariamente as redes usando eSIM. Além disso, em caso de viagens internacionais, é mais fácil instalar um eSIM: basta comprá-lo no Brasil e chegar ao destino com uma rede de celular já funcionando.

você pode gostar também