Bebê Rena: a história real por trás da série da Netflix vai te causar arrepios

Conheça a história real por trás de "Bebê Rena", série da Netflix que mergulha no mundo angustiante do stalking e da saúde mental.

A mais recente aposta da Netflix, a minissérie “Bebê Rena” (Baby Reindeer), tem deixado os espectadores impressionados com sua narrativa visceral e realista sobre perseguição obsessiva. Inspirada em eventos reais, a série mergulha nos abismos de uma história angustiante que teve como protagonista o comediante escocês Richard Gadd.

Diante disso, a trama de “Bebê Rena” gira em torno de Donny Dunn, interpretado pelo próprio Gadd, um comediante em busca de sucesso que se vê preso em um pesadelo quando uma mulher chamada Martha começa a persegui-lo implacavelmente após um encontro casual em um bar.

A verdadeira história de “Bebê Rena”

Foto: Reprodução/Netflix

A história, que poderia parecer puramente fictícia, é, na verdade, uma representação fiel dos quatro anos de terror vividos por Gadd. Isso porque ele foi alvo de uma inundação incessante de mensagens, presentes bizarros e uma sensação constante de paranoia. Para se ter uma ideia, os números assustadores do tormento de Gadd incluem:

• 106 páginas de cartas enviadas
  • 46 mensagens no Facebook
  • 744 tweets no X (antigo Twitter)
  • 350 horas de mensagens de voz
  • 41.071 e-mails

“No início, todos no pub acharam engraçado eu ter uma admiradora”, revelou Gadd em entrevista ao jornal The Times. “Aí ela começou a invadir minha vida, me seguindo, aparecendo nos meus shows, esperando do lado de fora da minha casa, enviando milhares de mensagens de voz e e-mails.”

Porém, a série não se limita a retratar um caso de stalking. Gadd enfatiza que a intenção por trás de “Bebê Rena” é desmistificar essa questão, mostrando suas camadas e nuances de uma forma nunca mostrada na televisão.

“Bebê Rena” e o stalking mostrado na TV

“Stalking na televisão tende a ser muito sexual. Tem uma mística. É alguém em um beco escuro. É alguém que é muito sexy, muito normal, mas depois fica estranho aos poucos. Mas perseguir é uma doença mental. Eu realmente queria mostrar as camadas da perseguição como eu nunca tinha visto na televisão antes”, finaliza Gadd.

“Bebê Rena” estreou no dia 11 de abril na Netflix e já conquistou uma posição de destaque entre os seriados mais assistidos da plataforma. Com sete episódios, todos já disponíveis para os assinantes, a série criada pelo próprio Richard Gadd conta com uma interpretação impecável do elenco, incluindo Nava Mau e Jessica Gunning, que interpretam personagens coadjuvantes essenciais para a trama.

A direção de “Bebê Rena”

Já a direção da minissérie é de Weronika Tofilska e a produção é de Matthew Mulot. Atualmente, a série tem 100% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes, solidificando sua posição como uma das mais aclamadas do momento.

Portanto, “Bebê Rena” é uma montanha-russa emocional, repleta de momentos de tensão, medo e introspecção, que não só conta a história de um indivíduo, mas também ressalta uma questão importante da saúde mental.