Afinal, qual o real significado de HDMI e para que ele serve?

Saiba tudo sobre este equipamento tão comum para o uso em eletrônicos domésticos.

USB, entrada P1, P2, HDMI, VGA… Quando se trata de cabos e conectores para eletrônicos, os nomes formam um mar de siglas. A porta HDMI, por exemplo, é bem comum para ligar aparelhos eletrônicos como computadores, televisores e videogames. Mas você realmente sabe o verdadeiro significado e todos os usos possíveis do HDMI?

Na verdade, a sigla HDMI é uma abreviação de High-Definition Multimedia Interface (em português, Interface Multimídia de Alta Definição). Portanto, estamos falando de um padrão de transmissão de vídeo que funciona a partir de um cabo que leva o mesmo nome, o famoso Cabo HDMI.

Ele é um facilitador da conexão de dispositivos de entrada e saída. Além disso, o cabo é capaz de transmitir vídeo de alta definição e áudio HD de até 8 canais sem compressão.

Como era de se esperar, ele foi criado justamente para garantir a alta qualidade de imagem e som por gigantes do mercado de eletrônicos, como é o caso da Panasonic, Philips, Sony, Toshiba, Universal, Warner Bros, Fox e Disney.

Histórico

A tecnologia HDMI foi lançada no final de 2002. Originalmente, ela suportava quase 5 Gbit/s e tinha capacidade de transmissão com resoluções de 1080p a 60 Hz, além de áudio de 8 canais a 192 kHz.

Com a evolução nos padrões de vídeo e áudio, novas atualizações foram sendo feitas no HDMI, com o intuito de manter a compatibilidade tanto com os dispositivos de reprodução quanto com os de saída.

A versão 1.4, por exemplo, já previa suporte para vídeo 3D, além de uma conexão Ethernet de 100 Mbit/s integrada ao cabo. Para se ter uma ideia do quão atual permanece a tecnologia, consoles de última geração como o PlayStation 5 e também o Xbox Series X adotaram o HDMI 2.1 para maximizar suas capacidades gráficas e sonoras.

Especificações técnicas e tipos de conectores

Quando se trata do cabo HDMI, estamos falando de 19 pinos, dos quais 12 são dedicados ao canal TMDS, para a transmissão de áudio, vídeo e dados auxiliares. Um dos pinos é exclusivo para o canal CEC, usado para controle remoto. O restante realiza funções adicionais, que vão desde a detecção automática de conexão até o fornecimento de tensão de 5 V.

Vale lembrar que todas as entradas HDMI são retrocompatíveis. Em outras palavras, é possível usar cabos HDMI de última geração em dispositivos que suportam versões anteriores sem qualquer dificuldade. Nestes casos, o que ocorre é que a taxa de transferência de vídeo será limitada à menor velocidade suportada pelos dispositivos conectados.

Por fim, os conectores HDMI são padronizados em cinco tipos de conectores. O mais comum deles é o tipo A, presente em uma série de dispositivos como monitores, televisões e até mesmo consoles de jogos e placas de vídeo. Já o tipo C é uma versão em miniatura do tipo A, utilizado em dispositivos menores.

HDMI X DisplayPort

Tanto o HDMI quanto o DisplayPort são padrões de interface para a transmissão de vídeo e também de áudio digital. Em dispositivos de consumo, como TVs e consoles de jogo, é mais comum encontrar o HDMI. Isso ocorre porque ele suporta a tecnologia Audio Return Channel (ARC). Esta, por sua vez, permite o envio de áudio do display de volta ao emissor.

Já quando se trata do DisplayPort, ele é encontrado em computadores e equipamentos, como placas de vídeo, por exemplo. Ele ganha esse uso por oferecer uma taxa de atualização e resolução mais altas. Além disso, ele ainda é compatível com a tecnologia *daisy chaining*, que permite a conexão de múltiplos monitores.

Em outras palavras, o HDMI é utilizado no home entertainment, enquanto o DisplayPort é usado profissionalmente por suportar resoluções mais altas, apresentar uma taxa de atualização maior e ainda permitir a conexão de vários monitores a uma única saída.