Água com ou sem gás: qual é melhor para a saúde?

Ambas hidratam, mas uma delas é melhor para proteger o esmalte dental.

A dúvida entre optar por água com ou sem gás costuma surgir em bares e restaurantes. Cada pessoa tem sua preferência, mas será que essa escolha influencia na saúde? Vamos explorar as diferenças e benefícios de cada tipo.

A água é essencial para a hidratação e, independentemente de ser com ou sem gás, cumpre bem essa função. No entanto, alguns acreditam que a água engarrafada tem vantagens adicionais. Mas isso faz diferença em países como a Austrália, onde a água da torneira é segura e enriquecida com flúor, protegendo contra cáries.

Mesmo sendo mais ácida, a água com gás não prejudica os ossos. A preocupação maior é com o esmalte dos dentes, que pode amolecer com o consumo frequente. Para minimizar os riscos, beber um pouco de água sem gás depois é uma boa dica.

Diferenças entre água com e sem gás

Ambas hidratam, mas prefira sem gás para proteger o esmalte dental. – Imagem: Freepik/Reprodução

O que faz a água ter gás?

A água com gás é obtida através da adição de dióxido de carbono, formando ácido carbônico, que a torna mais ácida. O pH do líquido gaseificado é cerca de 3,5, enquanto o da água sem gás varia entre 6,5 e 8,5.

Há um mito de que beber água durante as refeições prejudica a digestão, mas o corpo se adapta bem. Já as bebidas gaseificadas podem causar desconforto estomacal em algumas pessoas, devido ao acúmulo de gases.

Temperatura da água

O efeito da temperatura da água na digestão é pouco estudado. Há indícios de que a água fria pode retardar a digestão e causar câimbras, mas também aumentar o metabolismo temporariamente, sem grandes efeitos na perda de peso.

No final das contas, tanto a água com quanto sem gás são escolhas saudáveis. A hidratação é o mais importante. Escolha a que mais agrada ao seu paladar, lembrando de cuidar do esmalte dental se optar pela versão gaseificada. Um pouco de água sem gás após pode equilibrar o pH da boca.