Super HDR: o que essa ferramenta é capaz de fazer em seu celular?
Entenda como a funcionalidade usa inteligência artificial para obter melhores resultados.
Talvez você não saiba o que é HDR, muito menos Super HDR, mas, com certeza, você faz uso de pelo menos uma dessas ferramentas em seu celular. Afinal, todo mundo usa o smartphone como câmera fotográfica. Assim, o HDR é uma técnica usada em fotografia digital e processamento de imagens. O objetivo é capturar o brilho e cor em uma cena em sua amplitude, ou seja, desde as sombras mais escuras até os destaques mais brilhantes. Assim é possível capturar e aprimorar imagens de alto alcance dinâmico.
Já quando se trata do Super HDR, estamos falando de uma versão ainda mais potente que a tecnologia acima citada. Portanto, se você é apaixonado por fotografia ou mesmo usa muito a câmera de seu smartphone, procurar aparelhos com este dispositivo pode ser uma ótima opção.
Isso porque, o Super HDR se utiliza de inteligência artificial (IA) para definir a exposição correta em mais quadros do que o normal. A ação possibilita que a IA mescle os melhores quadros automaticamente. O resultado é uma única imagem final, mais natural e bonita.
Assim, o modo Super HDR traz resultados mais realistas, uma vez que otimiza o contraste de cores em pontos claros e escuros a partir do uso de algoritmo presente na inteligência artificial. Em outras palavras, o recurso analisa o movimento do objeto da foto e os padrões de ruído, permitindo a captura de imagens mais claras e obtenção de melhor visibilidade em qualquer luz.
Foto: Morumotto/Shutterstock
Funcionamento
Uma única foto capturada com um telefone equipado com a tecnologia Super HDR, é composta, normalmente, por uma média de 12 imagens tiradas em uma sequência ultrarrápida. Esse número de imagens é maior do que as tiradas com os modos HDR normais, por exemplo, além de usar um valor de exposição maior.
A partir daí, a inteligência artificial avalia cada aspecto de uma cena ou objeto para definir a melhor exposição em diferentes áreas da imagem capturada. Para isso, a tecnologia reconhece a forma, a textura e também as condições da iluminação.
Por fim, o Super HDR também foi projetado para fotografia de retrato e, por isso, a IA se concentra em iluminar o objeto de forma adequada, antes de fazer qualquer ajuste de iluminação de fundo com o intuito de complementar a cena.