Pagamento com QR Code chega na Carteira do Google; veja como fazer
Grande parcela de smartphones não possui a tecnologia NFC em solo brasileiro.
Quem utiliza a Carteira do Google acaba de ganhar uma nova função para fazer pagamentos: a opção via QR Code nas maquininhas usando os cartões cadastrados na plataforma. A novidade já está em vigor e o Brasil é o primeiro país a recebê-la, pois aqui uma grande parcela de smartphones não possui a tecnologia NFC.
Leia mais: Corra! Google deletará ESTAS contas em dezembro; veja se será a sua
No geral, o recurso possibilita o usuário realizar pagamentos digitais mesmo não utilizando aparelhos Android com NFC, o que garante mais facilidade a uma parcela maior de pessoas que não possuem celulares equipados com a tecnologia de pagamento por aproximação.
Outra novidade é que o pagamento com QR Code da Carteira do Google será compatível com os cartões de vários bancos, bem como as bandeiras das principais redes, como Visa, Mastercard e Elo. Além disso, o recurso pode ser usado em diversos pontos de venda que utilizem as maquinhas de empresas de cartão, como Rede, Getnet e Cielo.
Como fazer o pagamento com QR Code usando a Carteira Google?
O usuário precisa, a princípio, baixar o aplicativo da Carteira Google e depois adicionar um cartão, seja de crédito ou débito. Dependendo do emissor do cartão, pode ser preciso ou não realizar a validação no aplicativo do banco.
Feito isso, a Carteira já estará pronta para uso, seja por aproximação ou por meio de leitura de QR Code. Em relação a esse último procedimento, ele acontece da seguinte forma:
- Comece solicitando ao lojista que gere um QR Code para pagamento com cartão.
- Assim que o código dinâmico aparecer na tela da maquinha, vá até a Carteira do Google e escolha a opção de pagamento por QR Code, logo na tela inicial.
- Na sequência, aponte a câmera para a tela e espere a leitura.
- Feito isso, confira os dados do pagamento no celular antes de confirmar a transação.
- Ao final, o recibo de pagamento ficará registrado no app e também será emitido na maquininha.
Importante: dependendo do emissor do cartão e do valor da transação, pode-se exigir a autenticação da compra por senha ou biometria.