Google vai acabar com função básica do Gmail em 2024
A versão HTML básica do Gmail era útil para usuários com deficiência visual e para aqueles com baixa conectividade à Internet.
O Google descontinuará a versão HTML básica do Gmail a partir de janeiro de 2024. A informação vem da página de suporte da empresa, com a gigante da tecnologia afirmando que o Gmail mudará automaticamente para a ‘Visualização Padrão’.
No entanto, não há data de quando o Google anunciou a mudança. A página também afirma que recursos do Gmail como bate-papo, corretor ortográfico, atalhos de teclado, formatação avançada, adição ou importação de contatos e endereços “de” personalizados não estão disponíveis no modo HTML básico.
De acordo com um relatório recente do The Register , que perguntou ao gigante da tecnologia sobre quando e por que a decisão foi tomada, um porta-voz do Google disse: “As visualizações HTML básicas do Gmail são versões anteriores do Gmail que foram substituídas por seus sucessores modernos há mais de 10 anos. e não incluem funcionalidades completas do Gmail.”
O relatório também sugere que demorou cerca de 1.200 milissegundos para carregar totalmente a versão HTML do Gmail usando a ferramenta de rede do Chrome Inspect, enquanto a visualização padrão carregou em 700 milissegundos, mas os elementos da web continuaram a carregar por quase um minuto.
Versão HTML
Projetada para navegadores legados e com conexão lenta, a versão HTML básica do Gmail carece de vários recursos em comparação com sua contraparte de aparência moderna, mas é realmente útil se você deseja verificar e-mails em uma área com pouca conectividade com a Internet.
Parece que algumas pessoas com deficiência visual também usam a versão HTML básica do Gmail, pois é mais fácil de ler e mais fácil de entender para os leitores de tela.
O Google tem um longo histórico de descontinuação de produtos e serviços . A gigante da tecnologia já descontinuou seis produtos este ano – Google OnHub, Stadia, Code Jam, Jacquard e Currents.
No entanto, às vezes, a gigante da tecnologia continua oferecendo suporte a serviços para quem não deseja fazer a transição, como a forma como oferece uma edição legada do G Suite para quem não deseja migrar para o Google Workspace.