5 lugares da casa para NUNCA instalar um ar-condicionado (ou será tarde)
Comprou um ar-condicionado e não sabe qual o melhor lugar para instalá-lo? Veja algumas dicas de onde jamais colocá-lo.
O ar-condicionado se tornou a melhor alternativa para quem quer escapar do calor excessivo. Ele consegue refrigerar o ambiente e deixá-lo em uma temperatura mais agradável. Mas nem sempre instalar um ar-condicionado é tarefa fácil, em que basta uma olhada no Youtube e pronto, questão resolvida.
Leia mais: Calor? Ar-condicionado está esquentando as cidades, diz estudo
Para começar, é preciso saber que o aparelho não pode ser instalado em qualquer lugar, seja pela sua viabilidade técnica ou restrições envolvendo segurança. Portanto, tomar certas precauções em relação a onde o ar-condicionado deve ser instalado já é um excelente ponto de partida.
Tudo deve ser milimetricamente pensado, pois um erro poderá comprometer a eficácia do aparelho. Isso porque ele não pode ficar na parede mais quente do cômodo, por exemplo, perto de materiais inflamáveis ou escondido atrás de móveis. Atenção à potência correta e posicionamento do condensador também sou outros pontos a serem levados em conta.
5 lugares da casa para NUNCA instalar um ar-condicionado
Comprou um ar-condicionado e não sabe qual o melhor lugar para instalá-lo? Veja algumas dicas de onde não colocá-lo:
1. Não instale o ar-condicionado em lugares com pouca circulação de ar
Nem pense colocar o ar-condicionado em locais apertados e com pouca passagem de ar. Isso interfere na eficiência do aparelho, que funciona removendo o calor do ambiente e o resfriando. Ao final, o calor gerado pelo sistema pode se acumular e impedir que o equipamento atinja a temperatura esperada.
2. Lugares com mau cheiro são uma péssima ideia
Se o sistema de ar-condicionado for instalado em um local próximo a maus odores, ele pode aspirar e distribuir para outros espaços. Consequentemente, a qualidade do ar em toda a área ficará comprometida. Outro ponto preocupante está na situação do aparelho: o mau cheiro pode se alojar no interior e contaminar os dutos, a serpentina de resfriamento, assim como os filtros de ar.
3. Não instale o ar-condicionado em paredes expostas à luz direta
A temperatura da superfície do ar condicionado pode subir consideravelmente caso o aparelho tenha sido instalado em uma parede exposta à luz solar direta. Isso ocasiona o aumento da carga térmica, que o sistema precisa remover, fazendo com que ele trabalhe mais, consuma mais energia e reduza eficiência.
4. Não compartilhe circuitos
O sistema do ar-condicionado pode ser uma bomba para sua conta de energia, especialmente os modelos maiores. Isso pode piorar caso os aparelhos sejam instalados em circuitos compartilhados com outros eletrodomésticos. O resultado é um superaquecimento das conexões e fios, sem falar no risco de incêndio. A recomendação é que o ar-condicionado seja conectado a circuitos dedicados a eles.
5. Cozinha não
Por ser um lugar naturalmente mais quente, é necessário um maior gasto de energia para resfriar o ambiente. Mas não é só isso, na cozinha existem as partículas de gordura e outros contaminantes que podem prejudicar a eficiência do ar-condicionado. O resultado disso são limpezas mais frequentes e a redução da vida útil do sistema de refrigeração.