YouTube lança recurso de IA para edição de vídeos do Shorts
Em seu evento Made on YouTube, o YouTube demonstrou “Dream Screen”. Essa será a ferramenta de IA para editar os Shorts.
O YouTube exibiu planos de usar inteligência artificial generativa em suas ferramentas para criadores. O objetivo é ganhar terreno contra plataformas rivais importantes, como TikTok e Instagram, na crescente guerra de criadores.
“Queremos que seja mais fácil para todos sentirem que podem criar. Acreditamos que a IA generativa tornará isso possível.”, disse o CEO do YouTube, Neal Mohan, em um evento na quinta-feira em Nova York. “Essas ferramentas poderosas não deveriam ser apenas para um grupo seleto. Acreditamos que são para todos.”
Em seu evento Made on YouTube, o YouTube demonstrou “Dream Screen”. Em suma, é uma ferramenta experimental de IA generativa para editar os Shorts. Ela irá gerar vídeos ou fundos de fotos gerados por IA em segundos com base em prompts.
Em uma demonstração ao vivo, o executivo do YouTube, Matthew Simari, mostrou como funciona o recurso. Com um simples aviso, a IA cria um vídeo de um dragão voando sobre a cidade de Nova York e de um cachorro dirigindo um carro, destacando a experiência do Google no espaço generativo de IA.
Dream Screen
O recurso “Dream Screen” é direcionado a criadores de conteúdo que gostam de criar Shorts. Esse é o recurso de vídeo curto semelhante ao TikTok que o YouTube lançou em 2020.
De acordo com a gigante do vídeo, o YouTube Shorts agora atinge 70 bilhões de visualizações diárias a cada mês. Além disso, mais de 2 bilhões de usuários conectados.
Embora o conteúdo longo continue sendo a melhor maneira para os criadores desenvolverem e interagirem com os espectadores, o YouTube tem se concentrado nos Shorts à medida que alcança novos públicos.
Alem disso, o YouTube também introduziu um novo recurso de IA no YouTube Studio que irá gerar ideias de tópicos e esboços para vídeos em potencial. As sugestões de IA serão personalizadas para criadores individuais e serão baseadas no que já é tendência do público.
A plataforma de vídeo também lançará um sistema de recomendação de música baseado em IA que receberá uma descrição escrita do vídeo do criador e sugerirá áudio para uso.
Uma nova ferramenta de dublagem com tecnologia de IA permite que os criadores dublem automaticamente seus vídeos em idiomas estrangeiros, uma medida que visa expandir o alcance dos vídeos além de um determinado território onde o criador está baseado.
O evento de quinta-feira também viu o anúncio de um novo aplicativo chamado YouTube Create, que tornará mais fácil para os criadores criarem Shorts.