Xiiii… o celular caiu na água? Saiba o que você deve fazer – spoiler: é melhor não inventar moda

Saiba exatamente o que fazer se o seu celular cair na água. Entenda também o funcionamento do nível de proteção do seu smartphone.

Acidentes acontecem, e um dos mais comuns na era digital é o celular caindo na água. Se você já passou por isso, sabe o desespero que é.

Mas antes de entrar em pânico, existem algumas ações imediatas que podem fazer a diferença entre um celular salvo e um prejuízo significativo. A boa notícia é que, seguindo os passos corretos, há esperança para o seu aparelho.

Procedimentos a seguir e erros a evitar caso o seu celular caia na água:

1. Desligar o celular: o primeiro passo é desligar o celular sem hesitar. Isso pode evitar curtos-circuitos internos, que muitas vezes são o motivo de danos irreparáveis.

2. Banho de água doce: se o celular cair em água contaminada (piscina, mar, bebidas), um rápido mergulho em água limpa pode ser necessário. Mas atenção: é um banho de gato, apenas para limpar, sem afogar o coitado ainda mais.

3. Secagem inteligente e eficaz: Após o banho de limpeza, é crucial secar o aparelho com um pano macio e deixá-lo em um local seco e arejado, preferencialmente próximo a um ventilador, para facilitar a evaporação da água interna.

Nesse sentido, a Apple e a Motorola sugerem deixar o dispositivo descansando por 24 a 48 horas em um ambiente com bom fluxo de ar, especialmente se houver um alerta de umidade na tela.

4. Evite fontes de calor direto: utilizar secadores de cabelo ou deixar o aparelho ao sol pode danificar componentes sensíveis ao calor.

5. Cuidado com o calor e objetos pequenos: introduzir objetos como cotonetes nos conectores pode ser tentador, mas essas ações podem danificar ainda mais o aparelho.

Conhecendo o nível de proteção do seu celular

A resistência à água dos smartphones varia bastante entre modelos e marcas. Modelos mais antigos, com partes móveis como tampas e baterias removíveis, eram naturalmente mais vulneráveis. No entanto, os designs atuais tendem a ser mais resistentes, com poucas partes móveis e proteção reforçada em torno dos pontos de entrada potenciais para água, como alto-falantes, microfone e conectores.

A classificação IP (Ingress Protection), fornecida pela Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC), é um bom indicador do nível de proteção contra a entrada de sólidos e líquidos. O primeiro dígito indica proteção contra sólidos e o segundo contra líquidos.

Lembrando sempre que, mesmo com classificações de proteção elevadas, a exposição a condições extremas pode não apenas danificar o aparelho, mas também anular a garantia. Por isso, mesmo que seu celular tenha uma boa classificação IP, o cuidado nunca é demais.

*Com informações de G1

você pode gostar também