WhatsApp vai parar de funcionar em celulares antigos; veja os modelos
Em um anúncio recente, o WhatsApp afirmou que encerrará o suporte para smartphones Android antigos.
O WhatsApp atualiza regularmente suas plataformas com novos recursos e correções de segurança para melhorar a experiência, privacidade e segurança do usuário. Todas as versões do WhatsApp, incluindo Android, iOS e web, recebem novas atualizações de sistema quase todos os meses para se adaptarem aos sistemas operacionais mais recentes.
Mas com novas atualizações para sistemas operacionais mais recentes, o WhatsApp também remove o suporte para sistemas operacionais mais antigos ou desatualizados para que possa se concentrar no desenvolvimento de novas tecnologias.
Em um anúncio recente, o WhatsApp afirmou que encerrará o suporte para smartphones rodando no sistema operacional Android versão 4.1 e anteriores após 24 de outubro.
“Para escolher o que deixar de oferecer suporte, todos os anos nós, como outras empresas de tecnologia, analisamos quais dispositivos e softwares são mais antigos e têm o menor número de pessoas que ainda os utilizam. Esses dispositivos também podem não ter as atualizações de segurança mais recentes ou podem não possuem a funcionalidade necessária para executar o WhatsApp”, diz a nota oficial no FAQ do WhatsApp.
Lista de celulares Android em que o WhatsApp deixará de funcionar
Aqui está uma lista de alguns smartphones populares rodando no sistema operacional Android versão 4.1 e anterior:
- Nexus 7
- Samsung Galaxy Note 2
- HTC Um
- Sony Xperia Z
- LG Optimus G Pro
- Samsung Galaxy s2
- Samsung Galaxy Nexus
- Sensação HTC
- Motorola Droid Razr
- Sony Xperia S2
- Motorola Xoom
- Samsung Galaxy Guide 10.1
- Transformador Asus Eee Pad
- Acer Iconia Tab A5003
- Samsung Galaxy S
- HTC Desejo HD
- LG Optimus2X
- Sony Ericsson Xperia Arc3
A maioria dos telefones da lista são modelos antigos que poucas pessoas usam hoje. No entanto, se você ainda possui um desses telefones, considere atualizar para um dispositivo mais recente.
Isso ocorre porque não apenas o WhatsApp, mas muitos outros aplicativos também interrompem o suporte a sistemas operacionais desatualizados. Além disso, sem novas atualizações de segurança, seu telefone fica vulnerável a ameaças cibernéticas.
Enquanto isso, se você não tiver certeza se o seu smartphone funciona com o sistema operacional Android versão 4.1 e anterior, você pode verificar o menu de configurações do seu dispositivo.
Vá para Configurações > Sobre o telefone > Informações de software. Sua versão do Android será listada na categoria Versão.
O que acontecerá se o WhatsApp remover o suporte
O WhatsApp observa que notificará os usuários do WhatsApp com antecedência e os lembrará algumas vezes de atualizar. Se o dispositivo não estiver atualizado, o WhatsApp não funcionará mais nesse dispositivo.
O que significa que os usuários não poderão enviar ou receber mensagens, fazer ou receber chamadas ou usar qualquer outro recurso do WhatsApp.