Whatsapp, Instagram, Facebook e TikTok ilimitados podem acabar em breve

Operadoras de telefonia avaliam fim dos dados ilimitados e cobrança por tráfego em aplicativos como Whatsapp, TikTok e outros.

Seu plano oferece dados ilimitados para usar Whatsapp e outros apps? Isso pode mudar em breve. Essa tática comercial das operadoras é chamada oficialmente de “zero rating”.

De acordo com informações do Olhar Digital, essa prática é muito usada pelas operadoras de telefonia. Como dito anteriormente, ela basicamente oferece acesso ilimitado a determinados aplicativos, sem descontar os dados do plano contratado.

Problemas

De acordo com as operadoras, o problema é o aumento no consumo de dados com a expansão do 4G e do 5G em todo o Brasil. Empresas como a TIM, Claro e Vivo estão repensando essa estratégia. Além disso, consideram iniciar a cobrança de dados desses aplicativos.

O famoso “acesso ilimitado” é muito usado como estratégia para atrair consumidores. Além disso, visa impulsionar as vendas de planos de internet.

A mudança já está planejada para ocorrer. Apesar disso, não se espera que ocorra de forma imediata. As operadoras estão estudando como fazer a mudança sem gerar reação negativa dos clientes.

Operadoras

O presidente da Claro, José Feliz, disse em entrevista que oferecer dados ilimitados foi um “erro”. Ele também destacou que “não há nada que não possa ser consertado”.

A Vivo, por sua vez, revelou que está reavaliando a prática. Também disse que, apesar de ainda oferecer alguns pacotes com acesso ilimitado, isso não é mais uma característica padrão em seus planos.

A TIM também quer mudar seus pacotes. Atualmente, a empresa oferece acesso livre ao WhatsApp e Deezer, sem descontar da franquia de internet nos planos pré-pagos.

5G

Com a iminente chegada da tecnologia 5G, as operadoras de internet querer otimizar suas estratégias comerciais em busca de mais clientes. A cobrança pelos dados de aplicativos quer garantir o “caixa” para os investimentos realizados. O que não se sabe é se essa mudança vai agradar os consumidores.

você pode gostar também