Você sabia que a Páscoa tem cores? Eis o que elas significam
A data este ano é comemorada no dia 31 de março: saiba quais as cores oficiais da celebração e como elas surgiram.
Algumas datas comemorativas têm cores bem demarcadas. É o caso, por exemplo, do Natal. Ao pensar na festividade de final de ano, vem à cabeça o verde, o vermelho e o dourado. E na Páscoa? Você já parou pensar quais são as cores desta festividade e o que elas significam?
De modo geral, a Páscoa é um feriado colorido, remetendo a tons primaveris e delicados. Mas o simbolismo pode ir além. Veja quais são as cores, seus significados e como eles podem deixar a data muito mais significativa.
As cores da Páscoa
Mesmo sendo um feriado cristão, nem todos os simbolismos ligados à data remetem ao mundo religioso. Até porque, o feriado tem um significado histórico e cultural, justamente por estar ligado à chegada da primavera no Hemisfério Norte.
Assim, é comum ver o comércio decorado em tons coloridos para esperar a Páscoa e suas guloseimas. Segundo especialistas, os tons predominantes são o vermelho e o roxo. Isso porque, o vermelho representa a paixão de Cristo e o sangue sacrificial que ele derramou para pagar pelos pecados do homem. Já o roxo é a marca da realeza e a data reconhece Cristo como Rei.
As cores e seus significados
Se por um lado o vermelho e o roxo representam historicamente a Páscoa, por outro, a celebração incorpora diversas cores. Isso porque, os primeiros cristãos combinavam a celebração da Páscoa com festas pagãs centradas em torno do equinócio da primavera.
Assim, diversas tradições populares deste feriado são, na verdade, legados dos rituais antigos. Dentre eles estão as cestas de Páscoa, coroas de flores e até mesmo a caça aos ovos.
Inclusive, muitos historiadores acreditam que a Páscoa (Easter, em inglês) recebeu o nome de uma das figuras mais populares nestas celebrações: a deusa anglo-saxônica da fertilidade, Eostre.
E é deste contexto de celebrações pagãs antigas, que vem a origem de outras cores já tradicionais nas comemorações pascoalinas. Rosa, amarelo, verde, branco, azul, além de cores em tons pastéis de todos os tipos. Elas representam temas como a plantação, o Sol, a renovação, o crescimento pessoal e a fertilidade. Tantas cores também remetem à primavera, que todos os anos vence o inverno e a escuridão.