Você sabe o que o “i” de iPhone significa? Não é o que você sempre pensou
Spoiler: não é só internet. Steve Jobs já revelou o significado há 26 anos.
Quando alguém fala iPhone, todo mundo sabe que se trata de um smartphone da Apple, ou seja, um dos aparelhos mais modernos e com alta conectividade. Tanto é que, desde o lançamento de seus celulares, a Apple ocupa uma fatia considerável no mercado. Apesar de ser um nome altamente difundido, pouca gente sabe o que realmente significa o “i” minúsculo do nome.
Vale lembrar que, quando a Apple lançou o primeiro iMac, Steve Jobs destacou o significado do “i” minúsculo presente em todos os aparelhos da marca. “A emoção da Internet encontra a simplicidade do Macintosh. É isto que queremos oferecer aos consumidores que nos dizem que querem um computador para acessar a Internet de forma rápida e fácil”, afirmou.
Cinco significados
Na mesma fala, ele revelou que a primeira letra traz, na verdade, cinco significados distintos. São eles
- Internet – É claro que o “i” faz menção á internet, uma vez que o recurso começava a se popularizar na época do lançamento;
- Individual – PC significa “Personal Computer” e era justamente o lançamento do primeiro iMac. OU seja, o “i” também significava “indivíduo”
- Instruct – Steve Jobs defendia que o iMac era perfeito para educar e, por isso, a letra também representava o “instruir”;
- Inform – Para a marca, a internet seria o melhor lugar para a informação, portanto, o “i” também indicava “informar”;
- Inspire – O iMac era visto como uma ferramenta inspiradora para as pessoas. Assim, a letra também poderia ser de “inspirar”.
Como toda essa sequência de informações faz referência ao iMac, ela pode ser estendida para os demais aparelhos da Apple, como o iPhone e o iPad. Afinal, o computador se tornou a inspiração para a criação dos demais produtos da marca.
Em outras palavras, o “i” do iPhone carrega os mesmos significados da letra à frente do iMac: indivíduo, instruir, informar, inspirar e, claro, internet. A estratégia de marketing da era do iMac deu certo, tanto que parece que a ação segue influenciando diversas outras empresas ao longo dos anos.