Você sabe o que a Amazon sabe? Descubra os detalhes que ela guarda sobre você

O quanto a Amazon te conhece? Veja quais são os dados pessoais que passam pela empresa no processo de compra de produtos online.

A Amazon tem acesso a uma variedade de dados sobre seus clientes para aprimorar a experiência de compra e aumentar a eficiência das entregas. Entre as informações coletadas estão CPF, endereço, nome, telefone, lista de endereços e dados de pagamento. Além disso, a big tech mantém um histórico de pedidos, listas de desejos e rastreia a navegação do consumidor no site.

Os dados são coletados durante o cadastro e por meio do uso de produtos e serviços da empresa, como o Kindle e o site de vendas. Renê Neto, manager do Centro de Distribuição GIG1, em entrevista ao Tech Tudo, explica que as informações dos clientes não ficam disponíveis para os funcionários durante o preparo dos pedidos. Assim, somente depois de embalado e pronto para envio, as informações de entrega são impressas para que o pacote possa ser despachado.

A Amazon te conhece pelos seus pedidos?

Renê destaca que os entregadores não têm acesso a dados pessoais, apenas coletam os produtos prontos no centro de distribuição. Isso mantém a privacidade, especialmente em compras que podem causar constrangimento, como itens de teor sexual. Dessa maneira, a embalagem garante que o consumidor não seja exposto.

Para organizar o estoque nos centros de distribuição, a Amazon adota uma abordagem diferente. Em vez de uma organização linear, como nos supermercados, os produtos são distribuídos de acordo com um sistema de inteligência artificial que indica onde cada item deve ficar nos corredores. Essa estratégia foi implementada após problemas no lançamento de um livro da saga Harry Potter, que causou congestionamento quando todos os exemplares foram estocados no mesmo local.

A partir desse caso, a Amazon entendeu que dispersar os produtos em vários pontos do centro de distribuição ajudaria os funcionários a coletar os itens vendidos com mais facilidade. Logo, essa disposição, alimentada pela IA, facilita a organização e o transporte dos produtos vendidos.

Pedidos saindo 24 horas

Além da IA, a Amazon utiliza aprendizado de máquina para garantir que os itens cheguem ao cliente final no menor tempo possível. Assim, a tecnologia ajuda a otimizar o processo, mas os funcionários são fundamentais para manter o funcionamento 24 horas. Essa combinação de sistemas tecnológicos e equipe humana permite uma gestão de estoque eficiente, garantindo prazos de entrega melhores.

Com um sistema próprio desenvolvido desde 2019, a empresa mantém uma equipe de engenheiros, desenvolvedores e gerentes dividida entre São Paulo, Cidade do México, Seattle e Vancouver. Desse modo, eles atualizam constantemente a tecnologia de gerenciamento de estoques. Além disso, a força de trabalho global da Amazon inclui 18 mil funcionários diretos e indiretos, com 56% de mulheres. A empresa também impulsionou mais de 165 mil empregos externos, resultando em R$ 17 bilhões em salários desde 2011.

Essa integração entre IA, aprendizado de máquina e trabalhadores humanos torna o gerenciamento de estoque mais eficaz, proporcionando entregas rápidas e precisas aos clientes. Embora a Amazon conheça muitos detalhes sobre seus consumidores, ela prioriza medidas de segurança que protegem os dados pessoais e limitam o acesso dos funcionários a essas informações.

*Com informações de Tech Tudo

você pode gostar também