Você pode estar destruindo a bateria do seu celular e nem sabe; hábito inofensível é o responsável
Hábito comum entre os brasileiros é um verdadeiro veneno para a vida útil de seu smartphone.
Provavelmente este hábito faz parte da sua rotina: um pouco antes de dormir, você coloca o seu celular para carregar e o aparelho acaba ficando ligado à tomada a noite toda, mesmo que esteja em um local próximo à cama. Se, por um lado, a ação facilita o dia a dia, por outro, ela pode representar riscos.
Pelo menos é o que aponta uma pesquisa conduzida por David MacKay, professor da Universidade de Cambridge. O pesquisador explica que a maioria dos celulares leva, no máximo, três horas para atingir 100% da carga.
Mas, como as pessoas dormem uma média de oito horas, o hábito de carregar o celular à noite gera um desperdício de energia. Além disso, não se pode esquecer que há relatos de aparelhos que explodiram por sofrerem superaquecimento quando permaneceram conectados por muito tempo na tomada.
Quando se trata de fazer mal ou não para a saúde do celular deixá-lo ligado à tomada, MacKay compara o desligar do carregador com tentar socorrer o Titanic com uma colher de chá, ou seja, um gesto pequeno e com pouca influência.
Em outras palavras, se o celular estiver sendo carregado à noite enquanto estiver em uso, o consumo de energia aumentará, mas isso não chega a ser motivo de preocupação excessiva.
Já quando se trata de prejudicar ou não a bateria, o pesquisador afirma que, com as novas tecnologias de baterias de íon de lítio, o impacto sobre a qualidade da bateria é mínimo. Além disso, o risco de o celular explodir é baixo.
Carregamento seguro
De toda forma, há formas seguras de carregar o celular para evitar danos à bateria, assim como minimizar o risco de incêndio ou explosão. A primeira coisa é sempre optar por um carregador original ou então por um modelo de qualidade equivalente.
Portanto, evite a compra de carregadores genéricos, pois eles podem causar danos à saúde da bateria e até mesmo dar início a um incêndio.
Evite carregar o celular em ambientes quentes e úmidos, além de não deixá-lo carregando por um período prolongado após atingir a bateria completa. Por fim, nunca use o celular enquanto carrega e não o deixe em superfícies inflamáveis durante o processo de carregamento.