Você fecha aplicativos para economizar bateria? Veja se realmente funciona

Saiba se fechar aplicativos realmente ajuda a economizar bateria. Veja também outras estratégias para prolongar a vida útil do seu celular.

Quando a bateria do celular está se esgotando rapidamente, é natural que procuremos por soluções na internet. Entre as recomendações para aliviar essa situação, está o hábito de fechar os aplicativos.

Caso o seu aparelho esteja enfrentando esse problema, você pode estar se perguntando: afinal, esse ato realmente faz com que o nosso dispositivo dure um pouco mais ou é apenas um mito?

Fechar os apps realmente ajuda a economizar bateria?

Antes de mais nada, fechar aplicativos para economizar bateria pode não ser tão eficaz quanto se imagina. Em muitos casos, essa prática pode até ser ruim. Quando um aplicativo é fechado e depois reaberto, o sistema operacional precisa carregar novamente todos os dados e processos, o que pode consumir mais energia do que mantê-lo em segundo plano.

Tenha em mente que aplicativos que estão em segundo plano geralmente são congelados pelo sistema operacional, consumindo recursos mínimos. Nesse sentido, os sistemas modernos, como iOS e Android, são projetados para gerenciar automaticamente o uso de recursos, priorizando a economia de energia sem a necessidade de intervenção manual dos usuários. Assim, fechar e reabrir constantemente aplicativos pode, na verdade, aumentar o consumo de energia.

Entretanto, há exceções. Alguns aplicativos são mais intensivos em termos de uso de recursos e podem drenar a bateria mesmo em segundo plano. Aplicativos de navegação, música e vídeo são exemplos populares. Nesses casos, fechar o aplicativo quando não estiver em uso pode ajudar a economizar bateria.

O que mais fazer para prolongar a bateria?

Por fim, outras estratégias eficazes para prolongar a vida útil da bateria incluem ajustar o brilho da tela, desativar serviços de localização quando não forem necessários e limitar a quantidade de aplicativos que têm permissão para funcionar em segundo plano.

Ademais, manter o sistema operacional e os aplicativos atualizados também é crucial, visto que as atualizações costumam incluir otimizações de desempenho e correções de bugs que podem melhorar a eficiência energética.

Se, apesar dessas medidas, o problema da bateria continuar, talvez seja hora de levar o celular a um técnico especializado. Ele poderá diagnosticar problemas mais profundos e oferecer soluções para garantir o melhor desempenho do seu dispositivo.

você pode gostar também