Você conhece o verdadeiro significado por trás do nome Wi-Fi? Eis a resposta!

Entenda a história por trás do Wi-Fi e o significado do termo dessa tecnologia.

Atualmente, a conectividade é primordial para quase todas as atividades do nosso cotidiano. Seja para o trabalho, lazer ou comunicação, o acesso à internet tornou-se indispensável.

No que diz respeito ao seu funcionamento, um dos pilares dessa conectividade é o Wi-Fi, uma tecnologia que permite a conexão sem fio entre dispositivos e redes de internet. Mas o que exatamente quer dizer o termo Wi-Fi? Como ele surgiu?

Qual é a história por trás do Wi-Fi?

Significado do termo e seu desenvolvimento

O termo “Wi-Fi” é uma abreviação de “Wireless Fidelity” e refere-se a uma família de tecnologias de rede sem fio baseadas nos padrões IEEE 802.11.

Acima de tudo, essa tecnologia surgiu da necessidade de conectar dispositivos eletrônicos sem a limitação dos cabos físicos.

O desenvolvimento começou com a NCR Corporation em 1991, visando à criação de caixas registradoras sem fio. Já o padrão IEEE 802.11 foi oficialmente estabelecido em 1997, liderado por Vic Hayes, frequentemente chamado de “pai do Wi-Fi”.

Quando a tecnologia começou a ficar popular?

Nos anos 2000, a popularização do Wi-Fi transformou radicalmente a forma como as pessoas acessam a internet. Antes, a conexão dependia de cabos Ethernet, que limitavam a mobilidade.

Com o Wi-Fi, tornou-se possível acessar a internet de qualquer lugar dentro do alcance do roteador, o que facilitou o surgimento de dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Como ter uma melhor conexão em casa?

Ciente de toda a origem do Wi-Fi, é importante conhecer também formas de mantê-lo forte em sua residência. Afinal, como fazer isso?

Primeiro, posicione o roteador em um local central e elevado, distante de obstáculos como paredes grossas e aparelhos eletrônicos que possam interferir no sinal.Além disso, mantenha o firmware do roteador sempre atualizado para aproveitar as melhorias de desempenho e segurança.

Outro ponto crítico é escolher o canal de frequência menos congestionado. Muitos roteadores modernos podem fazer isso automaticamente, mas você também pode usar aplicativos que ajudam a identificar os melhores canais disponíveis na sua área.

Por fim, busque proteger sua rede com uma senha forte e utilize protocolos de segurança para evitar acessos não autorizados.