Vínculo empregatício de motoristas da Uber não é reconhecido pela justiça

Decisão do TRT-2 pode impactar relação de trabalho entre aplicativos e motoristas

A relação entre aplicativos de transporte e seus motoristas tem sido alvo de discussões acaloradas nos últimos anos. Enquanto as empresas argumentam que oferecem uma oportunidade de trabalho flexível e autônomo, muitos motoristas alegam que são tratados como empregados sem os benefícios que a lei lhes garante. Recentemente, o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2) decidiu que o vínculo emprego entre a Uber e um de seus motoristas não deve ser reconhecido.

A decisão, que foi divulgada no final de fevereiro, pode ter um impacto significativo na relação entre aplicativos e motoristas em todo o país. Isso porque, se a justiça começar a reconhecer que os motoristas têm vínculo emprego com as empresas, as companhias terão que arcar com os custos dos direitos trabalhistas, como férias remuneradas, 13º salário, FGTS e outros.

De acordo com o TRT-2, o motorista que entrou com a ação trabalhista contra a Uber não deve ser considerado um empregado da empresa. Entre os motivos citados pela juíza responsável pelo caso, estão a falta de subordinação entre a Uber e seus motoristas e a liberdade dos condutores em escolherem quando, onde e por quanto tempo desejam trabalhar.

A Uber, por sua vez, comemorou a decisão. Em nota enviada à imprensa, a empresa afirmou que a decisão “reconheceu que os motoristas parceiros da Uber atuam de forma autônoma e têm a liberdade de escolher quando, onde e por quanto tempo querem utilizar a plataforma”. A companhia também reforçou que está comprometida em “garantir aos motoristas parceiros um ambiente de trabalho seguro e justo”.

Apesar da vitória da Uber nesse caso específico, o debate sobre o vínculo emprego entre aplicativos de transporte e seus motoristas está longe de acabar. Outros tribunais já reconheceram que os motoristas devem ser considerados empregados, e é possível que mais decisões nesse sentido sejam tomadas no futuro. Enquanto isso, tanto as empresas quanto os motoristas precisam ficar atentos às suas obrigações e direitos trabalhistas para evitar problemas legais no futuro.