Verdade ou Fake: desligar a geladeira à noite economiza energia?
Saiba se a prática é correta e se tem um impacto significativo no valor final da conta de luz. Entenda.
Sempre que há a divulgação de listas de aparelhos eletrodomésticos que impactam na conta de energia, as geladeiras e freezers estão entre os vilões do alto consumo de energia. A questão é que, tais aparelhos, são fundamentais para o funcionamento de qualquer residência, uma vez que atuam conservação de alimentos, evitando desperdício. Como não tem como se desfazer do eletrodoméstico, muita gente opta por desligá-lo no período da noite, em uma tentativa de economizar.
A técnica gerou muita polêmica durante um episódio do programa “Pesadelo na Cozinha”, uma vez que um empresário admitiu que desligava o freezer de carnes à noite para pagar menos luz.
A grande questão é que a prática não diminui de forma significativa a conta de energia. Na verdade, ela pode contribuir para o aumento da conta de luz, uma vez que os aparelhos serão religados todos os dias pela manhã. Desta forma, a geladeira precisa trabalhar em dobro para resfriar internamente, aumentando o consumo. Outro ponto é que a ação recorrente pode influenciar no funcionamento do eletrodoméstico, que pode vir a quebrar.
Tanto que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reforça que o hábito de desligar a geladeira só traz vantagem se for por um longo período, ou seja, mais de um ou dois dias. Na prática, isso só seria possível em um caso de viagem de toda a família.
Foto: MakeStory Studio
Como reduzir o consumo energético da geladeira?
Em vez de ligar e desligar eletrodomésticos essenciais no período noturno, há algumas dicas que podem ser aplicadas para evitar o desperdício, gerando economia de energia. A primeira delas é colocar o eletrodoméstico distante das fontes de calor, como fornos e fogões. As altas temperaturas farão com que o motor precise trabalhar em dobro para compensar a temperatura externa.
Outra recomendação é verificar a borracha que veda a porta do refrigerador. Se ela estiver comprometida, o consumo será mais alto. Além disso, evite ficar abrindo a geladeira a todo o momento e, quando abrir, que seja apenas pelo tempo necessário. Portanto, seja breve na hora de pegar ou guardar alimentos para evitar que a temperatura interna suba.
Já quando se trata de organização interna da geladeira, sempre deixe espaço para o ar frio circular e evite guardar alimentos muito quentes. A diferença de temperatura fará com que a geladeira precise trabalhar mais para resfriar o alimento e, ao mesmo tempo, manter a temperatura interna do eletrodoméstico.
Por fim, se for trocar a sua geladeira, prefira sempre as que tenha o selo Procel, eles são a garantia de um consumo menor de eletricidade.