Vão entrar em extinção! Garrafões de água podem sumir e substituto já foi decretado
Se você tem um destes em casa, saiba que ele está com os dias contados.
Se você tem um garrafão de água em casa, saiba que ele pode estar com os dias contados. A razão para esse sumiço está no perigo a longo prazo que ele provoca ao meio ambiente, o que nos faz repensar constantemente nossas escolhas em relação ao que consumimos.
E em meio a essa onda de conscientização ambiental, o mundo tenta encontrar alternativas menos poluentes para o planeta, com o intuito de diminuir os riscos ecológicos. Uma delas é acabar com os garrafões de água que, ao que tudo indica, podem sumir de vez do mapa.
Garrafões de água: um problema que só aumenta
É comum existir na casa dos brasileiros filtros que utilizam os garrafões de água como item de uso diário. Porém, segundo especialistas, essa forma de armazenamento de água está se tornando um pesadelo não apenas logístico, mas também ambiental.
Foto: Reprodução
Tudo começa pela quantidade de plástico envolvida na produção desses garrafões que, para serem mais resistentes, exigem mais do que o dobro de matéria-prima em comparação a outros produtos. Além disso, os garrafões de água são difíceis de transportar devido ao peso e, quando vazios, acabam se tornando um grande problema em relação ao seu descarte.
Qual será o substituto do garrafão de água?
Diante da ameaça ao meio ambiente dos garrafões de água feitos de plástico, acredita-se que, no futuro, os “gigantes azuis” serão substituídos por nada mais, nada menos do que os purificadores, sistemas de purificação e afins. Isso ocorre porque eles podem filtrar a água e reutilizá-la para que se torne potável novamente.
Foto: Shutterstock
Além de reduzir a necessidade de produção de plástico, e consequentemente o descarte, os purificadores de água também são uma forma de repensar o consumo da água, que tem se tornado cada vez mais necessário neste século.
A decisão de trocar os garrafões de água por purificadores visa cortar o problema pela raiz em vez de tentar outras abordagens consideradas paliativas, como a reciclagem do plástico, por exemplo. Isso porque a instalação de sistemas de purificação será uma forma mais eficiente de obter água potável, promovendo não só nossa saúde, mas também a do planeta.
Quando os garrafões de água podem sumir?
Ainda não se sabe quando os garrafões vão perder força e deixar de existir; porém, a necessidade de controle do volume de plástico no mundo aponta para uma aceleração desse processo de extinção pelo qual o mundo atual caminha.
Até lá, a recomendação é optar por soluções mais sustentáveis em relação ao consumo de água potável. Além dos purificadores, os filtros de barro também são bastante úteis neste processo de preservação e sustentabilidade do meio ambiente.