Vai trocar de celular? Descubra a melhor câmera em 2024: dicas e análises

Se você vai trocar de aparelho em breve, descubra como escolher a melhor câmera de celular e veja dicas para fotos incríveis.

Quando buscamos a melhor câmera em um celular, muitas vezes focamos apenas na quantidade de megapixels. Embora essa especificação tenha sua importância, ela não deve ser o único critério. O iPhone, por exemplo, tem menos megapixels que muitos concorrentes, mas entrega uma qualidade de imagem impressionante.

Então, o segredo está no uso eficiente dos megapixels e no processamento interno do aparelho. Entre os melhores do mercado, o iPhone e a linha Galaxy da Samsung se destacam. No entanto, outras marcas também merecem atenção!

Saiba qual é a melhor câmera de celular atualmente

iPhone 15 Pro

Com 12 MP e abertura de f/1.9, ela conta com foco automático e recursos inteligentes que garantem selfies de altíssima qualidade. A câmera principal, com 48 MP e sensor Quad Pixel, também impressiona. Além disso, há câmeras secundárias: uma ultra-angular e uma teleobjetiva com zoom óptico de 5x.

Para quem busca gravação de vídeos, o iPhone 15 Pro oferece filmagem em 4K tanto na câmera traseira quanto na frontal. Adicionalmente, com armazenamento de até 1TB e uma tela de 6.1 polegadas, o aparelho é robusto e eficiente. A bateria de 3.274 mAh e o iOS 17 completam o pacote, mas prepare-se para um preço elevado, ultrapassando os R$ 9.000 em muitas lojas.

Galaxy S24 Ultra

A Samsung continua sua tradição de lançar celulares com câmeras poderosas. O Galaxy S24 Ultra é um exemplo disso, com uma câmera principal de 200 MP e abertura de f/1.7. O aparelho ainda conta com uma teleobjetiva de 10 MP com zoom óptico de 3x e uma câmera periscópica de 50 MP, capaz de zoom óptico de 5x.

A câmera traseira adicional de 12 MP é ideal para fotos noturnas, e a câmera frontal de 12 MP garante selfies de qualidade. O S24 Ultra também possui uma tela Dynamic AMOLED 2X de 6,8 polegadas e processador Snapdragon 8 Gen 3. Por fim, a bateria de 5.000 mAh oferece longa duração, mas o preço é salgado, cerca de R$ 8.800 na Amazon.

Xiaomi Redmi Note 13 Pro

Com uma câmera principal de 200 MP e zoom óptico de até 4x, o aparelho entrega fotos de alta qualidade. A câmera ultrawide de 8 MP e a macro de 2 MP completam o conjunto.

A câmera frontal de 16 MP é perfeita para selfies, e a tecnologia de foco Super QPD melhora a qualidade das fotos em ambientes pouco iluminados. Além disso, com 8 GB de RAM e até 256 GB de armazenamento, o Redmi Note 13 Pro é um intermediário potente. A bateria de 5.100 mAh e o preço entre R$ 1.800 e R$ 2.200 tornam este celular uma opção muito atraente.

Motorola Edge 40 Neo

O Edge 40 Neo se destaca com uma câmera principal de 50 MP e uma ultra-wide de 13 MP. Ideal para fotos de paisagens, o aparelho também grava vídeos em 4K com estabilização óptica, garantindo imagens nítidas.

A câmera frontal de 32 MP é outro ponto forte, perfeita para selfies. Com 8 GB de RAM e armazenamento de até 256 GB, o Edge 40 Neo oferece desempenho sólido. Ademais, a bateria de 5.000 mAh e o carregamento rápido TurboPower de 68W são atrativos adicionais para quem busca um celular completo.

Dicas para aproveitar melhor a câmera do celular

Primeiro, ajuste a resolução conforme necessário: fotos de alta resolução ocupam mais espaço. Em segundo lugar, use o modo manual para ajustar ISO, exposição e balanço de branco. Em terceiro lugar, explore diferentes modos de cena, como paisagem e retrato.

Adicionalmente, utilize a luz natural sempre que possível e evite o uso do flash. Por fim, edite suas fotos utilizando aplicativos de edição para ajustar contraste, brilho e saturação. Seguindo essas dicas, suas fotos terão qualidade profissional, independentemente do celular escolhido.