Usa UM DESTES e-mails? Então sua conta pode estar em risco!

Vulnerabilidades são maiores em domínios de e-mails mais antigos. Saiba como se proteger.

Estar na Internet e não ter um e-mail é algo praticamente impossível. Afinal, ele geralmente é usado como login em diversas redes sociais e outras plataformas digitais, tornando-se mais do que uma forma de contato.

Diante disso, uma publicação no X (antigo Twitter), dividiu internautas quando se trata de preferências por serviços de e-mails. Para os mais jovens, por exemplo, manter em uso domínios mais antigos como o Yahoo, Hotmail, BOL, UOL e AOL pode ser “cringe” ou seja, algo que causa vergonha por estar fora de moda.

O auge destes domínios ficou lá nos anos 2000. Aos poucos, eles foram perdendo espaço para concorrentes, como o Gmail, do Google, e o Outlook, que se tornou a nova versão da caixa de mensagens da Microsoft.

Domínios antigos e vulnerabilidades

Os domínios mais antigos ainda guardam uma legião de fãs. Uns dizem que preferem tais plataformas por estarem há 20, 30 anos, com o mesmo e-mail ativo. Outros defendem que eles são mais fáceis de usar, uma vez que possuem a mesma interface desde sempre.

No entanto, os apaixonados pelos domínios antigos precisam ter cuidado. Um levantamento da empresa de cibersegurança Think IT, aponta que vulnerabilidades e ações de hackers podem ser mais comuns em e-mails antigos, principalmente pela grande quantidade de dados armazenados ao longo do tempo.

Já quando se trata de domínios mais modernos há uma evolução em termos de tecnologia e segurança de dados. Hoje, tais e-mails já fazem uma verificação automática em arquivos, para detectar possíveis malwares. Os domínios mais antigos não possuem essa funcionalidade disponível.

Foto: Shutterstock

Outro ponto é que as chances de e-mails mais antigos terem sido alvos de vazamentos é maior, principalmente se não há uma atualização com frequência da senha de acesso. Em 2021, por exemplo, o Yahoo foi hackeado, comprometendo a segurança de 3 bilhões de contas.

O mesmo ocorreu em 2013, quando 120 milhões de contas do AOL também ficaram expostas. Em 2022, uma vulnerabilidade no UOL permitiu que hackers entrassem em contas de e-mail sem senha, enquanto em 2020, uma falha no Yahoo Mail também foi a porta de entrada de criminosos.

De toda forma, independente do provedor que você escolher usar, opte sempre por uma senha forte. Outra dica é observar o seu fluxo de e-mails. Se muitos conteúdos caracterizados como spam estão indo para a sua caixa principal, talvez seja a hora de trocar de e-mail e optar por um provedor com mais capacidade de análise deste tipo de mensagem.

você pode gostar também