Usa Alexa? Evite dar estes 7 comandos a ela; o 7º é assustador

Ferramenta, apesar de útil, pode ser um pouco rude e até mesmo causar medo, dependendo do questionamento.

Hoje a Alexa faz parte da rotina da casa de muitas famílias. Ela ajuda a tirar dúvidas simples, do dia a dia, mas pode ir além ao atuar junto a comandos de automação da casa, por exemplo.

Apesar de muito útil, em algumas situações, a ferramenta pode ser um pouco rude ou mesmo causar medo, dependendo do questionamento feito. Isso porque, a Alexa é capaz de responder praticamente todos os tipos de perguntas. Para evitar que você passe por esta situação, separamos alguns tipos de perguntas que você não deve fazer à Alexa.

1- Pedir ajuda em caso de emergência

Quando o assunto é saúde ou mesmo uma situação de emergência, as assistentes virtuais podem não ser muito efetivas. Prova disso, é um artigo publicado no The BMJ, um periódico médico inglês, que revelou um estudo com 123 perguntas sobre primeiros socorros. Os temas iam de infarto a envenenamento, por exemplo. No experimento, a Alexa conseguiu dar respostas úteis em 90% dos casos. Contudo, quando se tem algum problema emergencial, é mais útil e rápido ligar 193 para falar com o Corpo de Bombeiros ou 192 para acionar o SAMU.

2- Fazer perguntas pessoais

O mais prudente é evitar esse tipo de pergunta à Alexa. E isso pouco tem ligação com a resposta que a assistente virtual vai oferecer. A questão é que você vai fornecer informações pessoais que podem ficar gravadas na nuvem. Portanto, o melhor a se fazer é direcionar uma pesquisa no Google ou buscar outras formas de obter tal informação. Esta simples ação pode evitar o compartilhamento de dados pessoais com outras companhias, preservando a sua privacidade.

3- Evite perguntar o som dos animais

Esse tipo de pergunta vai gerar uma sequência de sons e grunhidos aleatórios no ambiente. Aqui, o problema não é a pergunta, mas os sons esquisitos e até mesmo estranhos que virão em seguida. Pode até ter uma graça, mas esteja ciente do que vai acontecer.

4- Questionar sobre quanto é 10 elevado a 308

É fato que a Alexa tem muita facilidade com contas. As respostas são quase imediatas, mas algumas podem ser bem cansativas. É o que acontece, por exemplo, quando alguém pergunta o valor de Pi ou quanto é 10 elevado a 308.Você precisará ter paciência para ouvir a resposta. O resultado é 10 seguidos de 307 zeros. E ela falará cada um deles.

5- Tentar descobrir a sua idade

Tentar descobrir a idade da Alexa é algo que você nunca conseguirá. Ela irá enrolá-lo com alguma piadinha, rima ou até mesmo oferecerá um longa explicação sobre como as inteligências artificiais medem seus anos em nanosegundos, por exemplo.

6- Não pergunte se ela pode cumprimentar as pessoas

Ao fazer isso, a assistente virtual começa a cumprimentar as pessoas dizendo nomes aleatórios. A grande questão é que, inclusive, ela começa a saudar pessoas que já morreram, o que, além de ser desconfortável, pode também ser levemente assustador.

7- Evite perguntar sobre os mortos

De maneira geral, a Alexa acaba desconversando ou mesmo fazendo alguma piada sobre o assunto. Contudo, relatos apontam que, após fazer essa pergunta, a assistente virtual pode começar a rir de maneira assustadora. Em outras situações, ela simplesmente responde “eles estão aqui”.