Upload de sua mente em um computador? Pesquisadores dizem que é possível
A consciência é um fenômeno multidimensional extremamente complexo. Será possível fazer o upload de sua mente em um computador?
Carregar sua mente em um computador é um item básico da ficção científica, mas alguns observadores afirmam que a ideia está se aproximando da realidade.
Pratik Desai, um desenvolvedor de IA, recentemente incendiou o Twitter quando previu que a consciência de um ser humano poderia ser carregada em dispositivos digitais até o final do ano.
“Como um cientista que tem pesquisado extensivamente a consciência e a IA, posso confirmar que ainda estamos muito no início de nossa compreensão da consciência”, disse Nima Schei , CEO da Hummingbirds AI.
“Embora possamos criar falsificações profundas e clones de voz de aparência muito realista, isso não equivale a criar entidades conscientes.
A consciência é um fenômeno multidimensional extremamente complexo que surge das interações de várias estruturas e processos cerebrais. Ainda estamos longe de replicar isso em sistemas artificiais por pelo menos algumas décadas.”
Humanidade não pode ser carregada
Desai disse recentemente no Twitter que você deveria começar a gravar seus entes queridos. Seus comentários receberam mais de 11 milhões de visualizações.
“Com dados de transcrição suficientes, nova síntese de voz e modelos de vídeo, há 100% de chance de que eles vivam com você para sempre depois de deixar o corpo físico”, tuitou. “Isso deve ser possível até o final do ano.”
Mas Bob Rogers , CEO da Oii.ai, uma empresa de ciência de dados, disse que as alegações de Desai não são confiáveis. Em vez disso, ele sugeriu que seria possível criar um avatar digital de uma pessoa que parece e soa como alguém que está morto.
“Afinal, mesmo que uma fotografia não seja uma pessoa, ainda somos lembrados e confortados por fotografias e vídeos de nossos entes queridos”, acrescentou.
“Tal serviço seria semelhante a um museu de cera com esteróides. Sabemos que as réplicas do museu de cera não são pessoas reais, mas ainda assim ficamos emocionados ao ver essas réplicas realistas de pessoas famosas de perto.
Se um avatar pode imitar a voz e maneirismos de um indivíduo e conhecer sua vida, interagir com aquele avatar pode ser uma experiência muito intensa.”
Personalidade e identidade
Para ir além da ideia de um ‘vídeo’ digital interativo ao vivo, a nuance da personalidade real e um senso de identidade precisariam ser capturados, disse Rogers.
O maior obstáculo técnico para isso é que realmente não sabemos o que são, então não sabemos atualmente quais estruturas algorítmicas de IA são necessárias para replicá-las.
“A experimentação pode levar a avanços que levam à IA que pode incorporar personalidade e senso de identidade, mas ainda haveria outro obstáculo crucial. Não existe uma interface bio-digital para transferir essas informações para um sistema de IA”.
“Pense em como dois gêmeos idênticos podem ser diferentes. Contar a um gêmeo sobre o outro não transforma esse gêmeo no outro e, para ser justo, em um futuro previsível, o avatar seria muito mais diferente de um humano do que um gêmeo é.”
Avatares podem ser o futuro
Criar um avatar apenas espelharia as ações externas do indivíduo. Além disso, falharia em capturar os pensamentos e emoções que impulsionam essas ações, disse o consultor de IA Richard Batt.
“Pior ainda, promover isso como uma forma genuína de consciência poderia explorar as emoções vulneráveis daqueles que sofrem a perda potencial de entes queridos”, disse Batt.
“O fascínio de manter nossos amigos e familiares por perto para sempre pode parecer irresistível. É crucial reconhecer a natureza manipuladora e enganosa de tais ofertas. Elas apenas replicariam de forma superficial a vida de uma pessoa”.
Futuro possível
Mesmo que a maioria dos cientistas seja cética de que estaremos baixando a consciência humana em breve, alguns deixam um pouco de margem de manobra para o futuro. Rogers deu à ideia um sólido ‘talvez’.
“Seria necessária uma combinação de treinamento com informações (fotos, fatos, vídeos etc.) cérebro humano real faria”, acrescentou Rogers. “Lembre-se também de que as pessoas mudam com o tempo, e o que estamos falando aqui é a replicação de uma pessoa em um ponto específico no tempo. A verdadeira consciência carregada provavelmente estará muito distante.”