Twitter pago? Musk afirma que novos usuários podem precisar pagar por tweets
Rede social X pode passar a cobrar taxa de novos usuários. Entenda quais são os planos do bilionário dono da plataforma.
Desde que o Twitter foi comprado por Elon Musk em 2022 – e passou a se chamar X -que a plataforma vive no centro de polêmicas. Desta vez, o bilionário mencionou a possibilidade de passar a cobrar uma taxa de novos usuários. Ao que tudo indica, a cobrança teria validade nos três primeiros meses de uso da plataforma. A partir de então, as postagens e interações com outros usuários passariam a ser gratuitas.
Segundo Musk, a ideia é combater as postagens feitas por robôs, um dos principais problemas da rede social.
“Infelizmente, uma pequena taxa para acesso à escrita de novos usuários é a única maneira de conter o ataque implacável de bots. A IA atual (e as fazendas de trolls) podem passar [o aviso] ”você é um bot” com facilidade”, disse o bilionário. ao responder uma postagem sobre o tema no X.
Foto: Frederick Legrand/Shutterstock
A situação das atividades de bots vem em curva crescente desde que a moderação de conteúdo foi drasticamente reduzida na plataforma, a partir de sua aquisição por Elon Musk. Assim, há um aumento exponencial de publicações que geram desinformação e falsos rumores.
No entanto, em vez de voltar com uma moderação mais efetiva, Musk fez questão de frisar que a cobrança seria temporária. “Isso é apenas para novos usuários. Eles poderão escrever ações gratuitamente após 3 meses.”
Histórico de cobranças em outros países
Vale lembrar que o X já realizou testes de cobrança anteriormente. Nas Filipinas e na Nova Zelândia, por exemplo, houve testes com taxa de até US$ 1 para que os usuários pudessem tuítar e também interagir com outras contas no X. Assim, os que se recusaram a pagar, passaram a ter acesso apenas ao modo “leitura” da plataforma.
Por fim, sobre a nova possibilidade de o X se tornar pago, Musk não forneceu outros detalhes da medida. Portanto, ainda não há informações oficiais como a data para o início da cobrança e também o valor da taxa.