The Chosen: por que Mateus foi retratado como autista? Diretor explica

Saiba por que o diretor de "The Chosen" optou por retratar o apóstolo Mateus como autista. Novas datas de estreia da 4ª temporada também são reveladas!

Desde sua estreia em 2019, “The Chosen” cativou os espectadores com sua interpretação única dos personagens bíblicos, incluindo o apóstolo Mateus, que se destaca como um dos protagonistas. Entretanto, um aspecto da representação de Mateus tem gerado debates online: por que ele é retratado como autista na série?

Sobretudo porque “The Chosen” é uma dramatização das escrituras bíblicas que, embora não busque uma fidelidade estrita aos textos sagrados, levanta questões sobre a interpretação dos personagens.

A escolha do diretor Dallas Jenkins de retratar Mateus como uma pessoa no espectro do autismo, sem que haja menção direta nos evangelhos, tem sido motivo de perplexidade para alguns espectadores.

“The Chosen” e a inspiração pessoal de Jenkins

A explicação para essa decisão é simples, conforme Jenkins revelou. A inspiração veio de sua experiência pessoal, já que ele é pai de uma filha autista.

Jenkins viu na representação de Mateus uma oportunidade de trazer mais visibilidade e representatividade para o tema do autismo.

Além disso, os roteiristas argumentam que certas características descritas na Bíblia sobre Mateus, como seu foco em detalhes e sua escolha de uma profissão que o excluía da sociedade judaica, tornam plausível a ideia de que ele poderia estar dentro do espectro autista.

Plausibilidade bíblica do autismo

“Mas Mateus realmente teve autismo? Nós não sabemos. Poderia ele ter tido? Sim. Com base nos indícios que o Evangelho de Mateus nos apresenta e na plausibilidade, acreditamos que retratá-lo assim não fere as intenções e verdades das Escrituras”, explicou Jenkins.

Após o sucesso de bilheteria dos dois primeiros episódios da quarta temporada nos cinemas brasileiros, a Paris Filmes Brasil decidiu estender a experiência cinematográfica para os episódios restantes. Com uma audiência 378% maior do que a terceira temporada, a decisão inédita de exibir todos os episódios nos cinemas reflete a crescente popularidade da série.

O lançamento completo da temporada será dividido em sessões semanais, com dois episódios sendo exibidos a cada semana ao longo do mês de maio. As datas de estreia são as seguintes: episódios 3 e 4 em 2 de maio, episódios 5 e 6 em 16 de maio, e episódios 7 e 8 em 30 de maio.

Nova fase tensa na série

Enquanto as três primeiras temporadas de “The Chosen” exploraram os primeiros seguidores de Jesus e seus primeiros milagres, os próximos episódios prometem uma mudança de tom, com eventos mais tensos e desafiadores.

A morte de João Batista marca o início de uma fase turbulenta, conforme as tensões entre o Sinédrio e o governo romano se intensificam contra Jesus de Nazaré.

Agora (na quarta temporada) o que aconteceria ‘em breve’ já está aqui, pois as oposições do sinédrio e do governo romano contra Jesus começam a trazer episódios mais tensos e dolorosos. “Tenho procurado focar bastante no presente e viver o que cada momento traz”, compartilhou Jonathan Roumie, intérprete de Jesus, em entrevista ao portal Metrópoles.

*Com informações do portal Metrópoles.